segunda-feira, 28 de março de 2011

Dieta Coletiva...Você sabe o que é SOP?

            Trabalheira essa hein?Nem me pesei, pois sem dúvida ia ter um treco, não lembro de 1 dia dessa semana que eu não tenha estrapolado, aliás, comi tão sem regras e sabendo que era errado que merecia me pesar pra saber o tamanho da éca que fiz, gente, eu sou muito fácil de enjoar, juntando com a preguiça, não queria nem saber de alface, sucos?Tá louca?Ter que colocar abacaxi(depois de descascar obvio) dentro do liquidificador, juntar mais frutas, aiiii quero não, tomei muita água, mas tomei coca cola zero(incha horrores) não tomei chá...comi coisas que engordam, imaginem uma pessoa 3 hs da madruga assando bolo? Sou eu..
          Birrenta, mal humorada, metida a rebelde sem causa..e muitas vezes burra....Resultado?Nem me pesei, mas não sou tãooo alienada adivinhem o resultado da rebeldia?
           Corpo inchado, dor de cabeça direto, tpm super reforçada, com direito a tudo...Então o que vou fazer?Me fazer de louca pois nesse momento não quero nem papo com meu lado rebelde, ele já se manifestou no sabado, quando abri um email com virus e quase matei meu note, mas não pude evitar de perder TUDO que tinha nele, inclusive fotos que aqui iria postar...mas não tem problema tiro tudooooo de novo...Poderia ter perdido o note, então já estou no lucro, mesmo de ouvir um sermão do queridinho do Edson rsrrsrs...

        Sabem, há dias que eu queria conversar com vocês, sobre um assunto, mas como não sou médica e tenho medo de influênciar, ou fazer alguem pensar que tenha alguma doença, fiquei meio com receio, mas acho que vale a pena, pensar um pouco sobre o assunto...
        As vezes, vemos relatos de mulheres, tanto amigas virtuais como parentes, amigas reais enfim, o mundo que nos rodeiam, que mesmo, fazendo uma dieta bem controlada, evitando tudo que engordam e fazendo exercícios nada acontece, ou pior, as vezes até engordam mais, e afinal, o que acontece?Muitas coisas estão relacionadas a isso, as vezes problemas de tireóide, que é mais comum do que imaginamos(até o Ronaldo tem), as vezes problemas hormonais e metabólicos, mas eu, sei de algo que nem sempre é tão falado, e muitas mulheres tem, e nem percebem, sei disso, pois infelizmente sofro com ele, você já ouviu falar do SOP? Síndrome do ovário policistico, é uma alteração hormonal no organismo da mulher, que faz com que aconteça um desequilibrio aumentando a produção de hormonio  masculino.E o que isso faz com a gente?Aumento da produção de pêlos (principalmente na face, mamilos e regiao abdominal), acne, mestruação anormal, normalmente meses sem mestruar,           
        Muitos dizem que a obesidade ajuda  a termos o SOP, mas há quem diga que o SOP, nos faz engordar, digo que tenho essa coisa desagradavel desde a época que era magrinha(entenda um passado muito distante), e durante um período nunca me incomodou, mas o que aconteceu? Fui deixando isso de lado e as vezes não entendia como mesmo com 30 anos tinha a cara que  nem um chokito, ou meus pelos cresciam como se eu colocasse adubo toda noite ...E assim, aprendi com minha médica, que controlando esse desagradável problema, poderia reduzir essas manifestações , fui orientada a fazer uma dieta, pois reduzindo meu peso, poderia amenizar e dependendo do caso até sumir com esse estress, mesmo tendo laqueadura, preciso tomar um anticoncepcional, que tem como principal função reduzir os pelos e o acne, ajuda muito também, percebo que dependendo da forma que me relaciono com o meu organismo, minha pele, e os pelos dão ou não a trégua, como é uma caracteristica minha desde a infância, não tenho muita paciência com tratamentos e nada que me faça tomar muitos remédios, mesmo precisando, então a melhor forma seria, alimentação saudavel, e dessa forma tenho tentado me ajudar(fora essa semana ok?).Enfim, como disse no inicio do post, esse é apenas um alerta, já que muitas mulheres podem ter  e nem saber, mesmo que nosso foco nesse post seja a obesidade, vale ressaltar que o Sop, causa muitas vezes problemas de infertilidade, e inclusive tem mulheres que mestruam 2 x por ano...Gente, não sou médica, sou uma paciente que gostaria que todos entendessem um pouco mais sobre esse assunto, quer saber mais  a fundo? Dr Drauzio Varella, fala de uma forma bem clara sobre isso, clica AQUI, e confere...




Ecolhi esse texto da Martha que nada mais é que a pura realidade...

Miss Imperfeita por Martha Medeiros
 
Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes.


Sou a Miss Imperfeita, muito prazer.


Uma imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado três vezes por semana, decido o cardápio das refeições, levo os filhos no colégio e busco, almoço com eles, estudo com eles, telefono para minha mãe todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda faço escova toda semana - e as unhas!


E, entre uma coisa e outra, leio livros.


Portanto, sou ocupada, mas não uma workaholic.


Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.


Primeiro: a dizer NÃO.


Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO.


Culpa por nada, aliás. Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.


Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros.


Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.


Você não é Nossa Senhora. Você é, humildemente, uma mulher. E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante.


Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável.


É ter tempo. Tempo para fazer nada. Tempo para fazer tudo. Tempo para dançar sozinha na sala. Tempo para bisbilhotar uma loja de discos. Tempo para sumir dois dias com seu amor. Três dias. Cinco dias!


Tempo para uma massagem. Tempo para ver a novela. Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza. Tempo para fazer um trabalho voluntário. Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.


Tempo para conhecer outras pessoas. Voltar a estudar. Para engravidar. Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado. Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.


Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.


Existir, a que será que se destina? Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.


A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada.


Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.


Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.


Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo! Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente. Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que se lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir dessa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.


Desacelerar tem um custo.


Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.


Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.


E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'.


 Texto da Martha Medeiros publicado na Revista do O Globo.


Gostaram? comentem, estou aqui esperando a opinião de vocês sobre o que escrevo...

Tenham uma ótima semana...

Beijokas

Fernanda Sahira

17 comentários:

  1. Olá, também tenho Ovário Policístico e descobri depois de um tempão, sofri a vida inteira com esses sintomas e somente há uns 2 anos descobri e depois que estou fazendo o tratamento tudo melhorou. Escorregadas todas nós fazemos mas levanta sacode a poeira e vá em frente. Beijos...

    ResponderExcluir
  2. kkk, estava lendo seu relato e me vendo, o pior que nem coca eu tomo, foi suco de caixinha que é pior ainda, mas se deixar entorno uma num segundo.
    Ontem passei por uma balança e só de me ver ela arriour srs, vou tomar tento e me controlar, vamos nessa? nunca é tarde para se redimir consigo mesma.

    Sou fã e seguidora do seu blog,acho vc suuper.
    se tiver um tempinho me visita e me ajude, pois estou começando.
    bjos.
    ps. adoro este poema.
    maniasdevaninha.bçpgspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fer,

    Vc quer colo, amiga?! ó dó, eu aqui também, rs. Vou tentar te ligar a noite, depois que meu guri dormir, lá pelas 21h30min daí para conversarmos e nos darmos colo mutua e telefonicamente, kkk.
    Quanto a sua dieta, vou só falar uma coisa: acho que tem que chutar o pau da barraca mesmo, afinal, sua saúde é perfeita, deixa para cuidar quando for inevitável, quando não tiver mais o que fazer, quando você tiver que medir sua porção de macarrão (cru) num pires de xícara de café, além disso, pâncreas, rins e outros órgão são meramente decorativos... Sem falar que a mulherada vai agradecer por você ter deixado um viúvo no ponto certo para desfrutar a vida (dele, é claro). E filhos pequenos, que isso, nem precisa se preocupar, sempre tem colégio interno e as madrastas nem são ruins...
    Entendeu a ironia?!
    Agora briga comigo, me xinga, poe para fora que passa.
    Grandes beijos e uma ótima semana (até a noite)

    ResponderExcluir
  4. Texto bem útil, gostei! Não sabia que se chamava SOP esse conjunto de sintomas.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê,

    Sim, eu sei o que é SOP, pois a tenho, não é algo muito agradável devido às transformações que nos causa. Geralmente, vivo em tratamento com anticoncepcionais, mas às vezes me rebelo e não quero tomar, pois engorda, então observo o ciclo menstrual, se tiver de certa forma uma "regularidade", dou um tempo do remédio, caso contrário é aceitar, né? rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O que falar minha linda AMEI.Adoro a Marta (minha xará)E como tudo cabe tão bem .Obrigado minha amiga como é bom ver seus posts fico muito feliz.Fê é isso ai vamos caminhando juntas nessa blogesfera.Beijos mil
    www.martammello.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pô que informação! Nunca tinha ouvido falar disso...

    Ai eu nem falo mais de dieta, começou a me deixar enjoada e eu ando muito ansiosa e fazendo umas coisas que não de mim, não me reconhecendo... sábado fiz uma coisa horrível que me deixou muito mal depois... sei lá um acesso de raiva.
    Tenho que me controlar.
    Amiga, você vem? Já viu o passeio que fiz domingo?
    Vem pra gente passear.
    Beijos te adoro!

    ResponderExcluir
  8. Fernanda,

    Minha filha tem SOP e ainda associado ao HIPERTIREOIDISMO. Está constantemente em tratamento médico. É uma batalha sem fim!
    Não é fácil não!

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  9. tenho sop e estou em desepero engodei 10 k em 3 meses me ajude sos sos sos sos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo alerta amiga! Realmente poucas mulheres conhecem o SOP.
    O texto da Martha, perfeito! a adoro!

    beijos e ótimo dia :)

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Amei esse post.
    Eu sei que não tenho esse problema pois já fiz exames, mas tudo indicava para isso: acne, pelos e obesidade.
    Mas enfim, sofro do problema da dificuldade enorme de emagrecer. Estou com 20 quilos ou mais acima do meu peso ideal e nada de emagrecer. A única dieta que surtiu um pouco de efeito foi a da proteína, mas não consegui levar adiante.
    Mas, no meu caso, o problema é esse, não perseverar na dieta.
    Amei seu blog, seguindo.
    Obrigada pelo post, pelas dicas. Gostei demais.
    Beijinhos, com carinho

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê,

    É sempre bom compartilhar, eu nem sabia que SOP existia!
    Hoje li uma reportagem e lembrei de ti. "18 maneiras de seguir uma alimentação saudável." Pra ajudar na Dieta Coletiva! Espero que ajude de alguma forma! Segue o link http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11846-18-maneiras-de-seguir-uma-alimentacao-saudavel.htm
    Beijocas saudáveis...

    ResponderExcluir
  13. Oii!!!
    Pois é...somos vizinhas então rsrsrs
    Adorei o teu blog,já aprendi muita coisa por aqui hoje...também desconhecia esse SOP rsrsrs
    Obrigada por compratilhar.
    Boa sorte no sorteio de Páscoa!
    Bjss!!!

    ResponderExcluir
  14. E aagora comentando o post... hehehe
    Já ouvi falar sobre SOP, ainda bem q vc esta se tratando.
    Tenho mjuiutas colicas, mas depois que engradidei, ja fiz exames, minha medica diz q nao é nada,....apenas me deu tbem um anticoncepcional especial, p/ nao inchar, mas ao adianta muito...
    E adorei texto da martha medeiros, lindo como sempre!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. To tentando aprender algumas coisas e me virando sozinha rs
    se cuida
    bjossssss

    ResponderExcluir
  16. Oi querida, desde ontem que estou lendo todo o seu blog, encantada com seu jeitinho de cuidar da sua casa e da sua vida. Gostei tanto que postei hoje no meu blog esse texto da Martha Medeiros. Um beijo e um otimo feriado =***

    www.larissatododia.com

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...