segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Carta pra ela !

   Hoje seria o aniver da minha mãe, lógico não é mais, afinal ela morreu né?Sim mas todos nós sabemos, quando alguem que amamos morre, lembramos tanto da data da sua morte como a data do nascimento, não é assim com você?Eu sempre lembro não adianta...Ela faria 57 anos, estaria a essa hora furiosa comigo pois estou comendo pouco e cheia de puxões de orelha da minha equipe médica...Mas estaria muito feliz também pois quando ela morreu eu pagava aluguel e vivia ralando como louca para "prover" . Estaria rindo da minha cara, pois eu assim como ela amo artesanato, mas rejeitava isso, agora se ela visse minhas plantações de ervas ia dizer: Essa é minha filhota...sim ela me chamava de filhotinha e também de gordita...E furiosa prefiro nem contar pra vocês...
   São 5 hs da manhã o som do Renato Russo com a música Quando o sol bater na janela do teu quarto me fez chorar...Sim eu to com saudades da minha mãe, queria ela aqui, vocês sabem desde o inicio do blog que sou uma viùva de mãe né? Sabe se hoje eu tivesse que dizer a ela algumas coisas seriam mais ou menos assim:

Mãe.

  Você tinha razão em tantas coisas, mas em vez de te pedir perdão eu resolvi pedir perdão a mim mesma, já que fiz tantas coisas assim comigo mesmo tendo seus avisos, mas tu sabe né mãe quase nunca sabemos cuidar de nós mesmos, você mesma sabia disso...
Estou aqui vendo tanta coisa de camarote, você me avisou, ele vendeu mesmo a casa e hoje paga aluguel, sinto dó de passar por lá e não ver mais as suas arvores, mesmo sabendo que você dizia que as arvores não são nossas, são da natureza...Mas pô mãe até a de ameixa foi.Mas ó, até que enfim alguem pintou aquela casa direito.
 
  Se estou cuidando das crianças daquele jeito? Sim estou, mas de vez em quando(mentira quase sempre) terceirizo o Ed, já que parece que você programou ele com todas as suas dicas...
Tenho falado menos e agido mais, lóóógico nada como deveria ser, mas melhorei e me sinto melhor assim.
  Não consigo perder a mania de desligar o gás antes de dormir, você me deixou com trauma, tá eu te deixei quando picotei a mangueira de gás, mas pensa bem mãe eu só tinha 6 anos e você me chamava de incendiária !!!!
  Unha? Não roí não, ainda acho que é verdade que sua tia distante morreu com um bolo do tamanho de um melão de unhas roidas dentro do estômago, assim como não consigo espremer espinha, lembra da sua amiga que teve uma espinha gigante dentro do nariz e parecia um elefante??Qual era o nome delas?Esqueceu de me falar né?
  Mãe, o seguinte, qual chá você me dava pra ter sono?Já usei tantos e não adianta, você colocava rivotril nele?Me ajuda, aqui tá dificil hein...
 
 Se estou morando na Bahia?Não, o Ed nem cogita essa idéia, obrigada por me levar lá tá?O RJ?

Também não, eu sei, tinha dito que ia ficar velhinha lá, mas sou jovem ainda tá?

Tenho viajado bastante, e lido menos, consegui ler Ernesto Sabato, mas Arthur Rimbaud não tá?Ai mãe, fala sério, bem que você podia ter me ensinado truques de leitura dinâmica...
Lembra a blusa preta de renda que você fez? Dei ela pra minha amiga, sei que você fez pra ela, pois nunca me serviu, e seu colar o que você usou naquele ano novo também tá?
A Márcia tem cuidado de mim, ela que aplica minhas injeções semanais e me dá colo, ela é uma forma de me sentir protegida sabia?Coitada nem falo pra ela, vai que ela foge.
Mãe, eu as vezes tenho medo, muito medo mesmo, vontade de esconder dentro do meu ninho e não sair mais, mas aprendi a enfrentar ele, e é bom mesmo com medo tenho enfrentado as coisas.
Não vou a Buenos Aires há 2 anos, mas afinal, você disse que seria importante lutar pelos teus direitos.
Conheci o Macau, ele gravou o cd dele, e está lindo, sabia que vou vender ele na minha Vitrine?E eu sei que você ficaria muito feliz de ver toda essa luta dele, e agora da Moara sendo realizada.
Teu neto menor vai jogar o gauchão, foi chamado pra seleção da escolhinha que ele treinava, e a Laura?Assim como o pai e o vovô Lazaro toca violão e música a vida da gente...A Gaby esta firme no seu trabalho, e olhe cada dia mais independente, a Lara está lindo e terrorista, o que essas mulheres da familia tem, Um motorzinho ?
O Dudu, está na 7º série, e ama games e eletrônicos, muito inteligente.To levando todo mundo em dentistas tá?E também junto com o brinquedo dou um livro...Mas se faço tudo isso não é porque você "mandou", e sim pelo fato de aprender que você sabia!!!
Meu maior dilema tem sido estudar, não sei bem o que fazer, ou o que continuar, afinal medicina já desisti vi que não seria possível, direito parei de novo...Acredita que penso em História?E quem sabe enfermagem de novo?Táááá eu continuo viajando na batatinha!!!
O pai? Está no ninho dele, cuidando da vida...Meus irmãos estão mais próximos do meu coração.

Quer saber mais de mim?Olhe um pouco pra você, coloque uns 20 kgs a mais, palhaçadas a mais, medos a mais, e talvez você se encontre. Ou veja o Ariel, ele está mais próximo que eu.Mas te falo assim muito feliz mãe, já que hoje sinto orgulho de quem sou, sou eu mesma, e mesmo com cicatrizes e muitas vezes engasgada de lembranças dificeis, estou aqui, limpa e feliz!
Mãe, fica na boa eu me encontrei, e acredite, eu estava o tempo todo aqui, só procurava em lugares errados.

Obrigada por tudo, principalmente por trazer tanta seriedade a minha vida, ouvi a música do Tom, que  a sua diva Elis imortalizou e lembrei que você lembrava de mim quando ouvia, já que nasci nas aguas de março.

Lembra dessa foto? A samy no seu colo, o Ariel na barriga e eu olhando tudo...
PS; Mãe obrigada pelo cabelo tá? Aff do jeito que sou preguiçosa não ia rolar a chapinha...

18 comentários:

  1. Que carta mais linda!!! Adorei e ela ficaria feliz e emocionada,tenho certeza! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. è isso ai, saudade faz parte e omo não lembrar de datas tão importantes das pessoas que amamos, mesmo que ja nao estejam mais com a gente , força amiga e a tia onde estiver estara com certez vendo tudo isso podes tercerteza

    bjs

    Carol Eibel

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, sua mãe com certeza está olhando por você e muito feliz com esse post. Amei, lindo.

    ResponderExcluir
  4. Ai que homenagem mais linda flor...me emocionei de verdade.
    Pessoas nunca morrem quando estão vivos em nosso coração.

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda que carta linda...aff...estou emocionada aqui vendo o teu papo aberto com sua querida mãe...nossa ela se foi muito nova, se estaria fazendo 57 anos???
    Que seus dias sejam preenchidos com a misericórdia de Jesus a cada vez que sentir a falta de sua mãezinha.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  6. Que lindo!! Tenho certeza que ela adorou e está muito orgulhosa de você. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda

    Não tenho nem palavras pra expressar a emoção que estou sentindo neste momento... que linda carta, que linda declaração... me deu uma vontade enorme de abraçar e beijar minha mãe!!!!!!
    Vc me fez chorar!!!!!!!

    Valeu por nos tocar tão fundo com essas lindas palavras!!!!!

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Fer, que papo gostoso você teve com sua mãe,é bem assim mesmo né? se encontrasse ela hoje teria que responder tudo o que você escreveu, pois mãe pede relatório de tudo, até da vizinha que morava na esquina.hehehe
    Parabéns para sua mãe onde ela estiver e amei ler seu post, vou correndo aproveitar minha mãe e responder o relatório que ela me fará.
    Cut beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda
    O seu desabafo me emocionou!
    Li inteira a sua carta e tal como você também sou viuva de mãe. No dia 3 deste mês foi aniversário de morte da minha e como a carga estava pesada fui levar flores e aproveitei para uma conversa mais aprofundada... foi bom, ela continua minha melhor amiga. As mães têm esse poder, mesmo não estando por aqui consegue se comunicar com os filhos.
    Adorei ler o seu desabafo, que se traduz em muito amor.
    Um grande amor

    ResponderExcluir
  10. Ola Fernanda..Simplesmente amei seu post.Fiquei emocionada, pois, como
    vc, perdi minha mãe há exatamente
    dois anos e oito meses, e no dia 08
    de Janeiro fiz aniversário (59 abafa)
    Já faz um tempinho que lhe "vejo",
    mas, só agora resolvi aparecer e de-
    clarar toda minha admiração por seus
    posts, sua alegria contagiante, sem
    falar na lojinha que só tem coisas
    lindas, divinas, maravilhosas. Tam-
    bém podera: vc, Rejane e Cintia, só
    podia resultar nessa belezura toda.
    Sou sua fã.(eu e o resto da blogsfera)rsrsrs

    Carmela Costa
    Salvador Bahia
    carmelacosta1@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ai Fernanda, chorei aqui... também sou viúva de mãe, há três anos, mas ainda não consegui escrever para ela... quero um dia poder fazer essa carta, e dizer que sim, estou prosseguindo, apesar de ainda tropeçar muito !!

    Lindo post querida, lindo de verdade !!
    E agora tô aqui, de nó na garganta...

    Bjus 1000 sua linda !!!

    ResponderExcluir
  12. Fernanda,
    sua mãe partiu muito jovem... mas ela teria orgulho do modo como vc tem conduzido sua vida. Foto linda a que vc postou e ó... algo que ainda não te disse: o nome do seu blog é um dos mais bem pensados que conheço. De fato, + cedo ou + tarde a gente sempre descobre que elas sabiam...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Me emocionei ,também nao tenho mais minha mae .Nunca escrevi assim ,mas as vezes em pensamento eu "desabafo" com ela .E também me lembro até da data de aniversario .Algumas pessoas acham estranho ,mas como esquecer a pessoa que te bota no mundo ,que fez parte de sua vida ?
    Adoro visitar teu blog ,e ainda mais sabendo que tu tá aqui pertinho (sou de Sapucaia do sul ).bj

    Tatiane (tatianedepoi@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  14. Fiquei emocionada amiga!
    Muito linda a carta para sua mãe, eu perdi a minha vó a um ano atrás, ela era como mãe para mim, e sinto um grande vázio até hoje. bjão!

    ResponderExcluir
  15. Ai que lindo...

    Fiquei emocionada...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Nem quis terminar de ler... Tô tão sentimental que no primeiro parágrafo da carta já estava em prantos.... Me perdoe...
    Ando muito chorona mesmo, não sei por que...
    Beijos♥

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...