segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dieta Coletiva>Cirurgia da Obesidade

           Sempre que faço o post da dieta coletiva, penso no que vou escrever e de que forma ajudar vocês que assumiram essa "empreitada" desde janeiro de 2011, como todos(as) que me seguem sabem, tenho tido dificuldades pra emagrecer e manter um peso saudável pra mim, e durante esses meus posts e alguns desabafos também contei pra vocês que tenho alguns problemas de saúde(falta dela).
            Vamos seguir na linha desabafo?
           Seguinte, eu sempre me tratei em um hospital, e nesse hospital eu era atendida por todos os profissionais dentro das suas áreas, depois de muito correr, e alguns anos de tratamentos, tipo:Endocrinologista/nutricionista/clinico/cardio/psiquiatra, tomei inclusive medicações de uso controlado que na realidade só alteraram meu humor e me fizeram ficar frustrada por não conseguir emagrecer.Dentro dessa situação a gastroplastia foi muito cogitada, mas depois de conversar com uma médica ele me disse : você tem tudo pra fazer, inclusive suas doenças pela obesidade, e também seu imc...MAS...sua vitamina b12, é muito baixa, e isso TE DEIXA FORA...Pronto pensei, esquece e vai malhar fazer dieta e te vira....Até que...
         Resolvi me entender, sim entender? Com 34 anos?Só agora?Estou fazendo isso por mim, e fui a um segundo hospital, mais precisamente na Puc, de Porto Alegre, todos aqui sabem, que mesmo falando sobre esses problemas todos, nunca digo o nome de profissionais, pois dificilmente quero focar nisso, mas hoje quero, pois foi assim que aprendi a me entender...em relação a gastroplastia.
        Antes sentia medo demais desse procedimento, imaginava que cortar um orgão e fazer com que ele fosse "obrigado" a entrar na minha onda de emagrecer na marra, seria uma coisa demais de agressiva comigo, e por mais que isso pudesse melhorar minha vida, talvez não fosse necessária chegar a tanto...O que mudou?

       Entendi, que as doenças que tenho desenvolvido nos últimos anos, tem me privado de ter uma vida com mais qualidade quer ver?
       Por causa da obesidade, tenho figado gorduroso, isso faz com que eu sinta mal estar e azias direto, tenho refluxo, dores articulares que por muitas vezes me deixam de cama. A falta de atividades fisicas ajudaram com que eu fosse um horror em disposição, mas as doenças articulares me limitam em fazer atividades fisicas. Fora isso tomo algumas medicações pra hipertensão e Sop, e enfim eu cheguei a conclusão: Será que daqui a 15 anos será assim?Que vida terei? Minha saúde ja pediu socorro agora.
        Resolvi consultar na Puc, como disse e lá encontrei profissionais muito especiais, que realmente tratam a obesidade de forma séria, e não me olharam com a cara tipo: ÓÓÓ Fernanda você nem é tãão gorda, como ouço em 9, a cada 10 pessoas que comento que preciso muito emagrecer e assuntos afins.
       
        Na Puc, fui encaminhada ao COM, onde estou sendo atendida de uma forma em que me sinto muito segura, pois tenho minhas dúvidas tiradas a cada momento e exames que me deixam cada dia mais tranquila, Tive a sorte de encontrar uma médica que vou apelidar de anjinha, uma verdadeira amiga nessa hora, super indico, pois além de me pedir os 8576748300 exames que necessito, fez com que eu me sentisse menos culpada por ter que fazer essa cirurgia, pois acreditem, é frustrante saber que o fato de não conseguir emagrecer sozinha, me fez chegar a esse ponto. E nesse momento, pessoas como a Drª. Andresa Colombo Balestro, endocrinologista do COM, pra mim, foi o maior presente que recebi, alguém que fala minha linguagem e me ajuda a entender que isso não vai mudar meu apetite somente, vai fazer com que esse sacrificio, seja a forma de ter uma vida com mais qualidade, e com saude.

         Gente esse blog, de forma alguma vai ser tornar o diário da minha gastroplastia tá? Mas sempre que der, vou colocar entre uma postagem e outra, como esta indo minha nova forma de lidar com a obesidade, até porque nem marquei minha cirurgia, tenho que passar por outros profissionais e saber como estão alguns dos exames que ainda não sei o resultado.
         Também quero deixar muito claro que não sou a favor da gastroplastia de forma única de emagrecer, muito pelo contrário, acredito que o quanto menos agressivo for pro organismo é melhor, a Reeducação alimentar, e atividades fisicas, sim são mais seguras sempre.E se possível com profissionais ajudando...
          E com o decorrer dos dias estou vendo que estou iniciando  uma luta de mudanças, e principalmente de forma de viver, isso está envolvendo inclusive meus filhos e marido, e gente,  acreditem, a cirurgia é o que menos me assusta.


        Agora deixa eu abusar? Descobrimos que estou com falta de vitamina D,(sim além da B12,  D também) e essa vitamina e muito importante como todas as outras, mas é bem comum existir esse defict em pessoas obesas, eu não sabia...espia aqui
   Além do remédio que foi receitado, estou comendo vitamina D, então deixo com vocês uma dica, que além do sol, e de alguns alimentos enriquecidos com vitamina D, tenho um aliado que tenho usado em casa:

O Iogurte Densia da Danone,



       
A dra Andresa, me disse que 2 unidades por dia, fornecem o valor ´necessário de vitamina D por dia, e pesquisando sobre ele aqui, olhem o que descobri AQUI, você ganha um vale densia e ainda recebe dicas de como cuidar dos seus ossos, não usei, mas vale a dica....
        O leite Molico também tem um que é enriquecido com vitamina D, quem gosta de leite(que não é o meu caso) 2 copos por dia valem...

                     E então, essas são apenas dicas que são simples e não fazem mal a ninguém, (exceto quem tem intolerância a lactose, sorry),e tem poucas calorias...


       Obrigada pelo apoio de sempre, sei que me desejam tudo de bom, e sinto isso sempre, uma beijokas grande nos novos seguidores, e essa semana, tem novidades bem bacanas, andei passeando pela Lapomme, e guardei surpresa pra vocês.

       Já foi no sorteio dessa bolsa linda? Corre, essa semana termina, e indica, divulga, Cintia e eu vamos amar....Quem sabe eu te dou sorte ??
       E não esquece de passar no blog da dieta coletiva, ele está cada dia mais recheado de coisas boas e leves...

         Tenham uma semana maravilhosa


                                                                               Fernanda Sahira





 

         

10 comentários:

  1. Oi Fernanda.
    Que bom ter aparecido esta anjinha em sua vida né?
    Estarei sempre na torcida para que tudo dê certo na sua busca por um peso saidável.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica do Densia, via no supermercado e nunca imaginei que pudesse ser fonte de vitamina D tão fácil. Vou coloca-lo na minha alimentação.
    Beijos e te cuida
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. oioi amigaa....eu acompanho todos os seus posts....vim aqui te falar o seguinte não desanime....eu tb estou com obesidade....depois que a gente passa dos 30 anos tem algumas mudancinhas chatas na vida da gente não é???....fica mais difícil porém não fica impossível...eu creio em Deus que nós vamos conseguir....esse vício de comer....e qdo fico sem comer me ataca de um jeito como se fosse abstinencia.....fora as coisas que a gente sente..dores e etc....porém não desanime....vc tem muita força amiga...nós temos e vamos sair dessa sim....vamos tentar pensar um pouco em outras coisas...por exemplo tanto eu qto vc adoramos reciclagens....vamos tentar colocar nossa ansiedade nisso...vamos fazer nossa oração da serenidade todos os dias...enfim vamos lutar até obtermos nossa vitória!!!
    bjossss

    ResponderExcluir
  4. É, Fernanda... tem umas coisas pelas quais a gente passa q ficamos com uma baita pulga atrás da orelha, até q aparece alguém pra nos ajudar.
    Sobre a cirurgia, eu concordo com vc: a pessoa tem q PRECISAR fazer! Pq fazer por preguiça de se exercitar ou fechar a boca é sacanagem! Meu padrasto fez a cirurgia por esses motivos q citei. Conseguiu burlar os médicos e fez. Vc acha q ele tá magro? Não tá! Ele não preparou o psicológico e nem se reeducou! Come feito doido!
    Mas, enfim... vc está se preparando e sabe q precisa por causa da saúde! Vai dar tudo certo!!!E aí, depois disso quem sabe rola umas caminhadas de vez em qndo, né? Pra começar a mexer os ossinhos!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Querida Fernanda.
    Já sigo seu blog há algum tempo,mas se bem me lembro,ainda não fiz comentário aqui.Mas hoje tenho que dizer a você o quanto te admiro e que desejo que tudo dê certo e que você consiga emagrecer,com ou sem cirurgia.Mas se tiver que fazer a cirurgia,tudo vai dar certo e você terá mais qualidade de vida e não precisará mais se privar das coisas que gosta de comer.Entregue a Jesus a sua saúde,pois sei que ele cuidará dela como está cuidando da minha.Eu também precisava emagrecer urgentemente,mas graças a Deus estou conseguindo.Agora durmo melhor,tenho mais disposição e não sinto mais tantas dores nas articulações.A caminhada que tenho que fazer todos os dias para chegar ao meu trabalho tem me ajudado muito.Já perdi cinco quilos,mas sei que vou perder mais.Como você não sou muito adepta de exercícios,mas sou obrigada a caminhar todos os dias por 30 minutos,queira ou não,por que tenho que pegar o ônibus,saltar na estrada principal e andar por toda a avenida onde fica a escola onde trabalho até o final,pois lá não tem nenhuma condução.E isso duas vezes ao dia,cinco dias por semana,e há apenas quatro meses,imagine até o final do ano.Mas a gente tem que buscar o que é melhor pra gente,e se você decidiu pela cirurgia,não sinta culpa,vai dar tudo certo,ou melhor,já deu certo.Virei sempre aqui pra acompanhar o seu blog e torcer por você.E sempre deixar o meu carinho e muitos beijos.
    Lenira

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê!

    Que bom que vc encontrou bons profissionais pra te acompanhar, assim o caminho fica mais fácil!
    Fico daqui na torcida pra tudo correr bem e seu coraçãozinho ficar tranquilo. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Que tudo continue dando certo, e que bom em você se levar a sério e pensar na saúde , está certíssima, as vezes vamos vivendo e nos enganando e depois vamos ver os estragos. Você se cuidar é um exemplo e uma força para varias pessoas que estão precisando se animar em se cuidar, beijão e tudo de bom.
    Josiana Leite

    ResponderExcluir
  8. Boa sorte, eu fiz a gastroplastia a 5 meses, o mais dificil para mim foi encarar que eu estava obesa e precisava fazer alguma coisa... hoje, 27 quilos mais magra... rumo a minha meta e com toda certeza mais feliz, mais saudavel, mais tudo... voltando a viver... e conviver com as outras pessoas... se quiser conversar: aretammendonca@hotmail.com... boa sorte e fica com Deus...

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, acho que tu tomaste a atitude certa e vai ser maravilhoso ver teus voos nos próximos 15 anos!

    Penso que as blogagens da Dieta Coletiva, todas as segundas-feiras, devem sim ser o teu diário da gastroplastia, pois toda informação de saúde é bem vinda.

    Eu te apóis e estou aqui pra te ouvir.

    beijooooo

    ResponderExcluir
  10. Oi Fer
    Obrigada em nome da equipe do COM por confiar no nosso trabalho.
    O fato de vc ter entendido a obesidade como doença antes de qualquer procedimento e de desejar MUDAR para evitar complicações da obesidade e melhorar sua qualidade de vida, me dá a certeza do seu sucesso no pós-operatório.
    Estou muito feliz por ter lhe ajudado de uma forma ou outra. Saiba que pode contar sempre comigo, a qualquer momento, com ou sem consulta marcada.
    Grande abraço
    Andresa

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...