terça-feira, 24 de setembro de 2013

Organizar a cozinha com praticidade, vem ver!

                   
 Um tempo atrás minha maior dificuldade era conseguir organizar a cozinha nessas tentativas comprei muitas coisas inúteis que nunca usaria, ainda atrapalham, ocupando espaço, e mais coisas pra limpar.


Se for pra facilitar a vida, já que tempo pra mim e muito valioso.

Morria de medo de panela de pressão, até o dia que perdi o medo, uso direto e vale muito a pena, Temos que ficar atentos quando comprar uma panela, e também na manutenção, borracha sempre perfeita, a válvula de segurança limpa. Esse modelo que uso é muito bom, da marca Tramontina, tenho a média e a maior, mas existem outras marcas disponíveis no mercado que são muito boas também. O importante sempre é controlar se os itens de segurança estão em ordem.




                      Fazendo isso e usando a panela, economizamos em gás e tempo.



Faca de cozinha em cerâmica é um item muito bom, não perde o fio e corta com precisão É um item caro, comprei porque pra mim compensa já que estou as facas perdem o fio rápido demais.

A tabua  comprei uma de boa qualidade, uso a parte vermelha para carnes em geral, e a branca para frutas e legumes.

Sabe aquelas sopas em pacotes? Uso aqui, o creme de cebola também para temperar carnes, e caso de ensopados ou carne de panela.
Em uma caixinhas porta tudo coloquei todas elas e armazenei, sem dúvida ganhei muito espaço.

  
Comprei um porta frios com 3 andares, mas não deu muito certo nessa função, aqui separei  fermentos, sucos ligth e gelatinas. esses saquinhos acho um porre organizar, se não uso na caixinha, eles criam vida e se espalham por todos os armários.


 
Há algum tempo estou comendo sementes, nozes, amêndoas damascos, e como são muitas, em vez de procurar uma por uma, misturei e coloquei em uma latinha fofa e coloquei tudo dentro.

O armário da cozinha tem que se limpo, e arejado, faço um esquema de controle  quando vou guardar itens novos passo os mais antigos na frente, assim não corro o risco de colocar alimento fora, como fiz várias vezes por não cuidar esse simples detalhe, comprei por 1 Real caixas de plástico que na ceasa usam pra transportar alimentos. serviram como uma ótima divisória, e além disso sei sempre o que tem de alimento acabando vou anotando depois só faço a lista.



                                                 
  Aqui ficam os pacotes que já estão em uso, olho ele sempre que vou cozinhar assim não tenho o risco de abrir  um produto que já esta aberto.


            Esses potinhos são empilháveis e ajudam muito para colocar produtos miúdos.

                    O cestinho de prendedores de menos de 2 Reais também, além de ser transparente fica sempre a mão.

                    
                                   Arroz, cereal e açúcar , e alguns biscoitos ficam em potes.






Você conhece esse item acima? Eu não conhecia, depois que aprendi a usar não desperdiço nada da maçã, pera. ele tira somente as sementes, e guardo o miolo depois  faço uma calda e congelo, fica ótima em tortas, faço uma calda com uma pequena colher de amido de milho, espero engrossar um pouco, o bacana é que o alimento é usado quase que todo, economia na mesa.

O mini ralador uso muito, mesmo tendo um maior e a centrifuga, para ralar noz moscada, ou gengibre é muito pratico, ou sabem aquela raspinha de laranja ou limão que as vezes usamos em alguma receita? Perfeito.

                      
               Achei muito bom esse corta pizza, vem com uma espátula que você pode servir a pizza

Essa espátula de churrasco uso na cozinha, quando quero dividir alimentos, como uma forma de rapadura, uso ela.


A colher que eu tinha para servir sorvete apesar de ser fofa, era difícil as vezes o sorvete gruda na panela, e essa tem uma colher menor que quando ajustamos tira o sorvete inteiro. Já usei também pra decorar o prato das crianças, usei como molde e fiz carinhas, animais.



Então esse abaixo me  surpreendeu ele faz um purê de batata rapidinho, já usei até em banana pra amassar a papinha da Lara.




     Essa tesoura  dependendo da receita e muito útil, além de cortar o frango em minutos.

 
.
A lata de panetone  uso para guardar os itens da minha centrifuga, aprendi a fazer isso quando perdi uma peça importante . Deixo ao lado da centrifuga, e não preciso mais brincar de detetive quando preciso da centrifuga.


Chá eu amo, tenho sempre de vários sabores, mas devem ser armazenado em um lugar que não tenha  umidade.

Tenho essa branca para o dia a dia, e a preta ganhei de um amigo, virou meu estoque.



Esses três itens na minha cozinha são muito usados, e a limpeza deles e ótima. o batedor de claras, bate rapidamente sem precisar usar uma batedeira, uma omelete por exemplo.
A espátula de silicone e muito útil não só para mexer e misturar, ela limpa o recipiente usando praticamente tudo que estiver no pote evitando o desperdício
O pincel é meu queridinho, posso usar ao temperar alimentos, untar formas e usar para cobrir bolos com a gema batida, lavar com agua quente deixa ele novinho em folha.
 
 
Em uma caixa organizadora, deixo itens que uso eventualmente, ao menos não ficam espalhados pela cozinha como antes.
 
 
 
Não gostava de nada pendurado na prateleira, mas sem dúvida, é útil, minha cozinha é pequena e preciso destes itens sempre a mão. o chato é a gordura que acumula se não limpar uma vez na semana ao menos.
 
 
As colheres de pau, aliás de bambu, tenho varias, acho a melhor coisa pra mexer nos alimentos durante o cozimento, as colheres de madeira não gosto porque fica mofo muito rápido.
 
 
Essa bandeja de ovos veio na geladeira e sai, não é fixa, quando vou fazer alguma receita deixo algum tempo fora para ficar na temperatura ambiente.
 
O gengibre que é usado no dia a dia e muito usado em sucos fica armazenado mas perto de mim pra não esquecer de usar.
 
A geladeira aqui é uma bagunça, misturam tudo e com isso o alimento estraga, passa da validade e nem vemos, achei uma forma de amenizar a bagunça, com potes furadinhos que são bons pra fazer o ar circular.




E então, o que acharam da forma que tento organizar e facilitar mais o dia a dia?Vamos trocar sugestões sobre como otimizar tempo e tirar proveito de espaços.
 
 
ótimo dia para todos.
 
 
Até breve,
Fernanda Sahira
 
 
 
 
 
 

23 comentários:

  1. Gostei muito da organização de sua cozinha.Vou tentar me inspirar para organizar melhor a minha,que meu marido insiste em bagunçar quando estou no trabalho.Beijos.Lenira.

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa ideia dos cestinhos na geladeira...aqui em casa acontece a mesma coisa! vou adotar essa ideia bju

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! cozinha organizada já é meio caminho andando né: Beijo enorme
    Andrea Nakachima

    ResponderExcluir
  4. Ameeei! Adorei as dicas, muito boas, e também conheci alguns utensílios que não conhecia. Sua cozinha está muito organizada, com certeza inspiração!
    Estava morrendo de saudade de posts assim.
    ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda,
    Valeu muito suas dicas, algumas sem dúvida vou colocar em prática na minha cozinha e geladeira tb, adorei as cestinhas.Gostaria de dizer tb que vc não deve misturar as sementes ( nozes, amêndoas, castanhas) com as frutas (damasco, passas) pq as sementes ficam moles, elas deixam de ser crocante, já fiz isso e não deu muito certo
    Beijos
    Lola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu nao sabia, por isso que meus damascos as vezes parecem que foram mastigados :(
      Obrigada linda

      Excluir
  6. Adorei.Inclusive tem algumas coisas que faço por aqui também.
    Mas o que mais gostei foi essa ideia dos potinhos na geladeira.Vou tentar achar que fiquem certinhas na porta da minha, dei que tem de vários tamanhos.
    Parabéns pela organização.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Fer, tudo bem? Adorei seu blog, principalmente suas dicas. Já estou te seguindo. Te achei lá no blog da Rê Batista.
    Vou adorar receber sua visita.
    Beijos, Gabrielle.
    www.eueumesmagabrielle.com

    ResponderExcluir
  8. oi ,,,,adorei ver como vc organizou sua cozinha ,,,,,,tbem tento me organizar ,mas não consigo ,,,,,,,bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pense que sou organizada assim não a necessidade q me obriga. Pega uma pessa se cada vez que da certo

      Excluir
  9. Eu adoro quando tu postas coisas da tua casa! Tb acho o mini ralador prático. uso muito pra gengibre e noz moscada. Adorei tudo, menos as sopas em pacote, para tempero, pois são um veneno para nós, que retemos líquido. Joga foraaaaa! Tempera com ervas frescas, alho e cebola, vinho, suco de fruta natural, conforme cada caso.

    Coisa fofa o fouet// batedor de ovos colorido! o meu é sem graça, cor de metal mesmo.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sopas já fui proibida porcarias só sódio :(
      Preciso desapegar

      Excluir
  10. adorei as dicas eu ja tenho alguns potinhos mais to precisando dedicar mais tempo a minha casa..

    ResponderExcluir
  11. Dá gosto ver tudo arrumadinho assim, né?
    Ótimas dicas!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a dica dos cestinhos furadinhos na geladeira!
    Suas dicas de organização da despensa são valiosas porque evitam compras em excesso, desperdício de alimentos e resultam em economia de dinheiro!
    E o mais importante: panelas e utensílios tem mesmo que ser de boa qualidade; nessa hora, o "barato sai caro" e agente tem mais é que investiR$!
    Bjs e Parabéns pelo post!
    Zazá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi zaza você tem razão existe itens q são descartáveis ne? Mas a gente pega jeito

      Excluir
  13. Oi Fernanda
    Adorei as dicas de organização, os cestinhos na geladeira é genial.
    Um ótimo final de semana.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernanda,
    Adorei suas dicas, vou até usar algumas aqui em casa.
    Tenha uma ótima semana, bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Fernanda parabéns pela organização adorei as dicas e seu blog que estou conhecendo hoje parabéns um Feliz Ano Novo Eliane Lima

    ResponderExcluir
  16. Gostei da sua organização,tudo muito bonito .. Uma dica legal pra esses cereais e outros alimentos que vem em pacotes e guardamos em potes,é recortar a parte que tem a data de validade na embalagem de plástico e colar com durex no pote,assim não corre o risco de vencer ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Fernanda, a-d-o-r-e-i suas dicas. Inclusive veio bem a calhar, pq estou de mudança, e já estava pensando em fazer mais ou menos como vc. Mas agora ficou muito mais fácil; já sei até que tipo de organizadores comprar. Valeu demais... Um abraço. Rosângela Mendonça.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Fernanda, a-d-o-r-e-i, vou colocar em prática na minha cozinha. Isto veio mesmo de encontro ao que eu estava procurando. Um abraço. Rosângela Mendonça.

    ResponderExcluir
  19. Menina estou encantada com tanta organização,parabéns!!!
    Passa no meu cantinho,tem sorteio.
    Beijopcas!!!
    http://maeefilha10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...