terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Santa Maria...

 
É muito dificil ficar assim, fazer de conta que não aconteceu nem pensar, falar no assunto..Evitar, qual seria a melhor maneira ou seria melhor esquecer,  falando das amenidades da vida, afinal, queremos felicidades e realizações sempre.

No dia 27 de janeiro fui acordada pelo despertador, estava saindo de casa com minha família, férias de 5 dias na praia...Maravilha?Mentira, todos perplexos com a tragédia de Santa Maria, uma mistura de raiva, pena, piedade, dor tudo e mais um pouco.Naquela mesma noite algumas horas antes de viajar me senti mal, fui parar no pronto atendimento e fiquei  lá por 6 horas, vi de tudo e sofri, aliás pensei que sofri,  quem estava sofrendo mesmo eram as pessoas que sentiam mais dores que eu, ou perdiam entes queridos.

Essa tragédia me fez voltar ao tempo, há 15 anos minha irmã deu tchau e foi pra balada, nunca mais voltou pra casa, um acidente levou a vida dela e de mais três jovens, deixando duas crianças órfãs, e três famílias estraçalhadas (duas meninas eram da mesma família).

Como já disse aqui minha mãe começou o luto sete dias depois do acidente, e morreu sete anos depois, sei que ela nunca superou, lutou tentou, meu irmão e eu tentávamos, ou talvez nem sabia o que fazer direito, mas ela desistiu.

Ela não escolheu mais ser feliz, não queria mais viver, afinal não se achava no direito, ou não queria, começou a morrer aos pouquinhos, e nós?Sobrevivendo, afinal tínhamos essa obrigação.

Cada dia acredito mais nessa escolha, não vou ser hipócrita e dizer aos pais e familiares que perderam seus entes na Kiss, venha ser feliz!!

Mas hoje se pudesse diria a minha mãe: TENTE, minha irmã quando saiu pra balada sem dúvida estava indo ser feliz, divertir a mente e o coração, e acredito que aqueles mais de 200 jovens também.

Mais do que medo de deixar um  filho ir pra balada em segurança, que ele não se meta com drogas, criminosos ou resolva enlouquecer, nos preocupamos se o lugar é seguro, se o estacionamento é seguro, se o taxi é seguro, ônibus e até mesmo se o amigo é, estou errada?

É triste, e doloroso, queria poder ajudar, abrir meu coração e doar carinho pra cada família, ajudar cada um que sofre e esta sofrendo, mas meu apelo hoje, e um único e verdadeiro:

Não desista do ser humano, por mais que tenhamos motivos e decepções lembramos dos amigos ou até desconhecidos que entraram na Kiss várias vezes para lutar não só pelas suas vidas, pela do próximo, e se eles, muitos com a sentença tão forte não desistiram porque nós faríamos isso? Não temos esse direito.

Hoje quando abraço um filho, meu esposo meus amigos, tenho cada dia mais certeza que vale a pena, sempre...Mesmo sem forças a tiramos de onde não temos(ou achávamos que não tínhamos)

Incendios, chacinas, doenças sempre vão existir, mas teremos também pessoas boas, que buscam força e gratidão por mais um dia de vida.
 
Minha amiga Márcia Blaz escreveu este texto além de ser forte, nos faz pensar:
O que Santa Maria da Boca do Monte e Santa Maria de Iquique têm em comum ?
O que Santa Maria da Boca do Monte e Santa Maria de Iquique têm em comum ?

A marca da tragédia causada pelo Estado e o Capital.
A escola Santa Maria fica em Iquique, uma cidade localizada ao norte no Chile.
Em 1907, que 3.600 obreros, trabalhadores foram massacrados pelo exército chileno sob as o...rdens dos exploradores ingleses das minas de sal - a maior riqueza econômica do país.
Os trabalhadores reivindicavam melhores condições de trabalho e maiores soldos, já que trabalhavam quase em regime de escravidão, e entraram em greve.
Os negociadores ingleses e membros do exército atraíram os obreros para a escola Santa Maria sob pretexto de negociação .
A resposta do exército foi bombardear a escola.
Aqueles que sobreviveram ao ataque foram mortos a golpes de baioneta. Homens, mulheres e crianças foram mortos sem piedade e nem dignidade foram enterrados em valas comuns.
Foram 3600 vozes emudecidas.
Esse nefasto episódio deflagrou a Revolução Mexicana, a Reforma Universitária em Córdoba e a Revolução Cubana. Interessante é o fato de que a impressa brasileira nada publicou sobre o fato.
Em 1970, o grupo chileno Quillapayún gravou a Cantata Santa Maria de Iquique como forma de contar uma estória que jamais deverá ser esquecida.
Em Santa Maria do Rio Grande do Sul aproximadamente 1.000 jovens , a maioria composta por universitários, viram-se encurralados em um incêndio provocado pelo Estado e pelo Capital.
Até hoje contamos 237 mortos e outros tanto feridos.
Assim como os obreros, os jovens universitários também confiaram no Estado e no Capital, e por eles foram massacrados.
Este terrível episódio da história do Brasil deverá promover outras revoluções. O consumidor há de lutar por seus direitos e pressionar o Capital. O cidadão há de usar o voto, as mobilizações cívicas para pressionar o Estado.

Se isto não ocorrer só nos restará compor “A Cantata de Santa Maria da Boca do Monte”.
 
 
Márcia H. Balz - 03/02/2013
:
Andrei sumida tava doentinha, mas já estou voltando...beijos
 
Fernanda  Sahira
 


8 comentários:

  1. Minha amiga como senti sua falta, graças a Deus já esta aqui com a gente. Tragédia são sempre uma forma de nos alertar para as fragilidades que estamos expostos. Mais acredito também em um desencarne coletivo, segundo "O Livro dos Espíritos", questão 737, é “fazê-lo avançar mais depressa” e as calamidades “são freqüentemente necessárias para fazerem com que as coisas cheguem mais prontamente a uma ordem melhor, realizando-se em alguns anos o que necessitaria de muitos séculos”, para refletir.Beijos minha linda e se cuida

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo seu post e de muita reflexão...obrigada por compartilhar conosco seus traumas e nos mostrar um grande exemplo de superação e fé em Deus...linda semana pra você querida...beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
  3. Pois é Nanda, essas perdas são feridas mal curadas. Quando algo semelhante acontece a ferida volta a doer e sangrar.
    A empatia nesses casos nos faz relembrar, vivenciar nosso próprio luto novamente. Não podemos fugir deste processo ou então não retomamos à vida.
    Então nós sobrevivemos a tudo isso e o que temos no final é uma eterna saudade.
    Saudades da coisas legais que vivemos com aquele que se foi mas que fica eterno no coração da gente. Bjim!
    E obrigada por citar meu texto que tu acha que foi "psicografado" pela Dona Açucena.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc voltou que esta melhor, este acidente em Santa Maria realmente marcou todo o Brasil , e não vai ser superado por muito tempo, estas mães vão custar a superar a botar suas vidas no eixo. A i]unica coisa que podemos fazer e rezar e enviar energias positivas a estas famílias. Fernanda que Deus lhe abençoe e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fe senti sua falta por aqui. ontem inclusive estive aqui pra te contar uma historia sobre vc. Não deu. Conto depois. Por mais doido que possa ser dizer isso, essa tragedia vai mudar muita coisa nas vidas de todos nos. Já ta mudando aqui um jogo foi cancelado porque o juiz achou que não era seguro. Toda segurança esta sendo revista, isso não consola pai e mãe mas faz com que gente pense um pouco antes da balada.Meu bebe vai pra balada um dia, mas me consola saber que por um tempo vou poder controlar isso. fico pensado em mães como vc com filhos jovens, que aflição. Faço aquilo que posso rezo pelos que foram, pelos que estão internados e pelos nossos filhos. Um beijo grande da Eliane.

    ResponderExcluir
  6. Agora minha historia com vc. Comprei uma panelinha de brigadeiro com vc. Ela tava lindinha e sem uso, até que a cunhada jovem e linda chegou chateada. Depois do desabafo disse que queria se entupir com um brigadeiro de panela, mas que era muito grande a receita que tinha. Rindo dela falei da panelinha com receita pequenininha. Fiz a receita dupla e foi suficiente pra aplacar a tristeza da menina. de la pra ca essa panelinha fez sucesso virou "brigadeiro minha mãe sabia"(contei um pouco de vc pra ela).Então na alegria e na tristeza fazemos brigadeiro minha mãe sabia. Um beijo grande da Eliane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina que legal, me senti homenageada, acredita que NUNCA fiz aquela receita? fica boa?Tu é uma fofa Eliane obrigada pelo carinho mesmo e dá um beijão na cunhada tá??

      Excluir
  7. Senti sua falta também. Vejo as atualizações que vc põe no face.
    Daqui da Bahia também ficamos perplexos, fico imaginando que naquela cidade tudo deve lembrar a tragédia, horrível. minha avó morreu de amor há 8 anos atrás, morei com ela por um tempo mas eu percebia que ela tinha se entregado depois que meu avô faleceu...era um amor tão lindo que ela não conseguiu viver por muito tempo sem ele...foi emagrecendo, foi caducando, e aos poucos se entregando. (ela não tinha doença alguma...) Fiz o que pude para deixar que ela esquecesse brincava mais ela, dançava, trazia alegria pra ela mas não adiantou tanto assim... quando li seu post veio isto em minha mente. Depressão é terrível, acho uma das piores porque não há foco central...
    nada de desistir de qualquer ser humano...

    bjs

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...