sábado, 16 de julho de 2011

Preconceito com o gastroplastizado !

       Estou  na net, agora pela manhã, quando entra uma pessoa muito querida, que amo de paixão, e me diz oi, pergunta se eu já fiz minha cirurgia, logo iniciamos um bate papo, quando de repente ela diz:

                 Se eu fosse você não arriscaria !!! Procura uma boa nutricionista.

foto google
                                                  


        Gente, fiquei até molinha de triste, lógico, nem disse nada, apenas contei, como já até tinha dito a ela que tentei de várias formas...Dai ela diz que nem sabia que os médicos operavam pessoas com meu peso, balde de água de novo.
         Mas quando eu disse que além de estar obesa grau 2, eu ainda tenho problemas de articulações, coluna, hipertensão, sindrome do ovário policistico, eu estou com diabete, dai ele me diz: Ahhh por isso mesmo, motivo maior pra não arriscar, e eu tentando explicar a ela, que pessoas que tem diabete tipo 2. são muito beneficiadas com a cirurgia do estômago e sindrome metabólica, e isso não quer dizer que ela seja magra, e vai ficar desnutrida ou raquitica...Lógico, essa pessoa com quem conversei agora pouco, não é diabetica, obesa ou sofre dos mesmos problemas que eu, portanto não tem obrigação de entender tudo que eu disse, mas pode ter certeza, ela, como muitas pessoas com quem já falei, acreditam que essa cirurgia, é muito arriscada pra uma gordinha magra como eu, e acham que a preguiça é um dos motivos com que façam desistir de ter uma vida saudável...
       E ai, quando já estou dando tchau, estou pesquisando assuntos no site da revista saúde, e olhem o que eu acho: http://saude.abril.com.br/edicoes/0293/medicina/conteudo_263706.shtml, uma reportagem sobre esse assunto...
       Confesso que fiquei triste, mas já percebi que o obeso de qualquer forma, tenta sempre lidar com muitas coisas, uma delas é o preconceito, que nem sampre aparece com aquele gordinho, aparece como quem não sabe comer direito, quem é preguiçoso, quem mente como um viciado...Sim, sei que existem preconceitos de várias formas, e parece que nunca acabam, mas nesse momento, meu desabafo, é sobre uma sociedade, que a cada dia está mais gorda, e mesmo assim, ainda insiste em muitos casos, a não perceber que antes de ser preguiça, tendência a engordar, ser genético ou falta de vontade, os obesos são doentes, e muitos, carregam juntos, alem das doenças que a obesidade traz ao longo do tempo, uma sociedade que ainda não aprendeu a lidar com seus doentes.E os que não são obesos por "doença" e sim por não saber comer corretamente, ou não ter uma vida saudável, também é a falta de conhecimento de muitos, ou da geração fast food, como dizia minha mãe.

    Quero deixar claro, como sempre repito aqui, que não considero a cirurgia, a forma mais "prática" de acabar com a obesidade, até porque, não falamos só de um procedimento cirurgico, falamos de mudanças comportamentais e manutenção constante com tratamento médico, dieta alimentar e acompanhamento psicológico, isso sim é a base pra ter sucesso nesse procedimento, mas da mesma forma, acredito nela, como um pilar que sendo reforçado com todos os itens anteriores, pode ajudar sim a construir algo muito melhor, e com menos dores e limitações...
   

  Obrigada a todos que me acompanham aqui, que entendem que nesse momento, tenho escrito mais sobre a cirurgia pois ela cada dia, está mais real!

   Aos novos seguidores, sejam bem vindos, fico muito feliz quando vejo rostinhos novos me acompanhando !!



  Um beijo, e até breve!!


Fernanda

18 comentários:

  1. Eu entendo a pessoa dizer: Procure uma nutricionista, afinal ela quer teu bem e a desinformação dela atrapalha na hora de ela se expressar.

    Mesmo quem faz gastroplastia precisa de nutricionista, pois comerá pouco, então tem que comer certo, para não depender de milhões de remédios.

    Tudo o que tu fizeste foi certo porque estás fazendo um acompanhamento médico rigoroso.

    Nós, curiosas de dieta, só sabemos superficialmente. Tu foste ao fundo da questão e todas as tuas decisões estão embasadas na tua experiência e nos estudos da equipe que está cuidando de ti.

    Lembra sempre as pessoas disso, que tuas decisões estão sendo tomadas coletivamente, com pessoas que estudaram para isso.

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  2. Vai dar tudo muito certo na tua cirurgia!
    Uuuui, que nervoso! Imagina tu rycah, magra e perua desfilando como a rainha da ONG? Hahahahh
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, minha querida!

    Sabes muito bem, e com detalhes, da grande luta que sempre foi e que sempre será na minha casa contra a obesidade.
    Aqui comemos hiper bem(SADIO E MAGRO), não temos problema de triglicérios, nem de colesterol, nem de glicose, aqui nosso problema e sério é com a dose de hormônios que carregamos por causa do hipotireoidismo e de ovários policísticos.
    Conhecemos, na carne, o que seja o preconceito, a falta de informação e a ignorância do ser humano que julga o invólucro e não sabe o que realmente tem no conteúdo.
    Se você tem esta ou aquela cor, ou se sua opção sexual é esta ou aquela existem leis que te protegem contra a LÍNGUA ALHEIA, mas não existem leis que te protegem pelo simples fato de teres dentro da tua rede sanguínea doenças que muitas vezes, como é nosso caso, vieram junto com nossa carga genética.SANTA IGNORÂNCIA do povo!
    Querida, LITERALMENTE mande a MERDA quem te magoou!
    Vá em frente, conheces timtim por timtim dos detalhes e do grande progresso e do grande sucesso que a cirurgia bariátrica trouxe a qualidade de vida para minha filha e em consequência na minha família!
    NÃO dês ouvidos a gente mal informada, estás na mão de uma das duas maiores equipes de Porto Alegre, teu médico salvou a minha vida, só terás sucesso e benefícios......
    E.....amiga...RUMO ao biquini de estampa de oncinha e lacinho VERÃO 2012!

    Bom FINDI!

    BEIJINHOSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Vc vai precisar de muita força,e se depender de pessoas negativas ou com pensamentos diferente do seu vc não vai fazer.. mais se é o melhor pra vc vá em frete :)

    bjos e boa sorte

    ResponderExcluir
  5. É minha amiga, preconceito existe sempre e não só com gordinhos. Com o alto demais ou baixo demais, com o branco demais ou com o preto demais, com quem não tem filhos, com quem tem um monte de filhos... enfim; sempre vai ter alguém achando nossa vida fácil e nossas escolhas erradas, mas quem vive somos nós e nós que precisamos decidir o que fazer.
    Estou do seu lado para o que der e vier. E vai vir sucesso. Pode esperar.
    Amei, amei, amei falar contigo.
    Biejos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, minha cunhada fez a cirugia há uns 6 anos. Ela emagreceu uma de mim.
    Ela tem, hoje, 28 anos. Super novinha, mas já estava bem obesa e com a saúde em risco.
    O documento que meus sogros tiveram que assinar foi triste, pois era uma lista de possíveis complicações. No entanto, eles assinaram e apoiaram, pois viver na situação que ela estava, não garantia nenhuma qualidade de vida, e também implicava em riscos graves.
    O acompanhamento de diversos profissionais foi fundamental.
    Dps da gastro ela fez plástica nos seios e na barriga. Meu cunhado diz que agora ela parece atriz de novela. A felicidade foi geral, ela vive bem e a família muito mais tranquila.
    Conheço muitas pessoas que tb já fizeram e apenas uma teve complicações (era jovem usuária de drogas, ou seja, o motivo foi outro).
    Na minha opinião, as pessoas dão muito pitaco, sem ter real conhecimentos das situações.

    Fica aqui meu apoio pra vc!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê,

    Saudades de você, de vir aqui te ler e estar mais perto.

    Como a Fê Reali disse, você está no caminho certo, pois está fazendo tudo com acompanhamento médico.

    Preconceito infelizmente existe e existirá, muitas vezes por falta de informação, por não procurar conhecimento sobre o assunto e achar que o pouco que sabemos pode embasar as atitudes dos outros.

    Fica firme!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. comigo tbm ë assim mas no meu caso as pessoas perguntam pq eu nao faço logo a bariatrica afinal conseguiria perder muito mais peso e muito mais rapido. nao entendem que foi o balao intragastrico que escolhi pra mim e que nao esta mais em discursao. ë chato quando as pessoas nao buscam compreender nossas escolhas e que escolhemos o melhor para nós. ha 1 estou em reeducaçao alimentar primeiro balao 42 kilos e no segundo eliminei 4 kilos em 5 dias... nao quero atingir padrao de beleza e sim padrao de saude.e eu desejo de todo meu coraçao que vc tenha muitas alegrias com sua escolha pq ela ë a melhor pra vc!!!

    bjooss

    ps. perdoa os erros de portugues que deve ter um bocado ë que to no celular rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Mulher, estou na mesma situação que você... são tantos anos tentando emagrecer, cheia de problemas iguais aos seus e comecei agora a por em prática essa ideia de cirurgia. Engraçado é que eu ouço todos os dias: "Menina, pra quê cirurgia, fecha a boca que isso se resolve!", até as pessoas que amo pensam assim... contudo, passei minha vida inteira engordando e nunca consegui fechar a boca por tempo suficiente para me manter magra. Já fiz dietas de perder 10kg, mas depois engordava tudo de novo. Vez por outra alguém me diz: "Ah, lembra que daquela vez você emagreceu? Faz a mesma coisa... fecha a boca, faz ginástica!"... Há dias em que eu mal consigo andar, como vou fazer ginástica?!
    Tenho 1,59m e peso 120kg, e tenho 23 anos, imagina! Minha vida não é mais a mesma, minha auto-estima está mais pra baixo-estima e eu nunca tive muita força-de-vontade pra milhões de coisas, não sei explicar porque, mas é assim...
    Só sei que procurei um gastroplástico e comecei o processo de exames, especialidades médicas de apoio e tal... aí fui deixando e os exames expiraram e mais uma vez me entreguei. Agora lendo sua postagem eu decidi que vou marcar amanhã o gastroplástico novamente e recomeçar, por isso que eu comentei assim desabafando, rsrs
    Espero dessa vez conseguir ir até o fim, e espero que pra você também dê tudo certo! Estarei acompanhando seu blog e torcendo por você... E quem sabe em breve compartilhando das mesmas angústias e conquistas que você...

    A gente se vê por aqui! ^^

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. entrei no seu blog agora...
    nem vi nada ainda...
    mas li o post inicial.
    sou magra, não tenho problema com peso.
    mas tenho uma irmã que tem.
    ela fez a cirurgia de redução do estômago há 5 meses depois de MILHÕES de dietas e está 23 kg mais magra.
    linda e feliz...
    descobri com ela que tem situações que só a cirurgia resolve..
    algumas pessoas não conseguem sozinhas resolver o problema do excesso de peso...
    não tem nutricionista em psicólogo/psiquiatra que resolva...
    se você acha que só a cirurgia serve no seu caso, METE A CARA, VAI EM FRENTE e BOA SORTE.
    Beijos
    Bia Karasiak
    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda, obrigada pela atenção e carinho de ir lá no blog responder meu comentário viu?!
    Fiquei muitíssimo feliz... e com certeza vamos trocar figurinhas e no futuro vamos rir juntas dessa situação viu?! Estarei sempre por aqui...

    Bjus

    ResponderExcluir
  12. OLÁ, TUDO BEM???

    BLOGUENADO PELA NET ENCONTREI SEU BLOG... AMEI E JÁ ESTOU TE SEGUINDO... LENDO O SEU POST SÓ TENHO QUE LHE DIZER QUE A FAMÍLIA DO MEU MARIDO TEM TENDÊNCIA A OBESIDADE, TANTO É QUE TEMOS 5 NA FAMÍLIA QUE FIZERAM REDUÇÃO E ESTÃO SUPER FELIZES... NÃO DESISTA... VOCÊ VAI SE SENTIR MUUUIIITO BEM...

    TE CONVIDO PARA VISITAR O MEU BLOG - www.flordechitadeamargosa.blogspot.com TÊM MUITAS COISINHAS LINDINHAS LÁ... CONFIRA!!!!

    BEIJINHOS MAIS QUE CARINHOSOS...

    PAULINHA SALES

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga.Não fique preocupada com os preconceitos.Pense em você e siga em frente.Todas as vezes que dei ouvidos aos preconceitos dos outros,me arrependi,porque não fiz a minha escolha,deixei que fizessem a escolha por mim.Vai dar tudo certo,amiga.Não permita que ninguém a faça desistir dos seus objetivos.Te amo e te dou todo apoio.Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Querida,fiz uma postagem em meu blog,http://minimundomania.blogspot.com ,falando um pouco de mim e homenageando você.Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olha, bola pra frente! As pessoas falam, vao falar pq vc nao emagrece ao inves da cirurgia, e vao falar depois, quando vc comecar a emagrecer com a cirurgia! Eu fiz tem 9 meses e escutei muito antes de operar! Forca! :)

    ResponderExcluir
  16. Eu perdi minha indicação para operar porque perdi 10 kg e ainda não estou apresentando os problemas necessários para operar com menos. Os proximos anos serão de ficar de olho, se eu voltar a ganhar peso e nao conseguir perder pelo menos mais dez, vou querer insistir na operação. Fiz todos exames pre operatorios, mas com meu peso nao dah.

    ResponderExcluir
  17. Oi Fe, ti conheci a pouco, melhor, ontem por uma passagem em um blog que nem me lembro. Enfim adorei tudo que já vi nesse seu blog. Em especial. Sobre a cirurgia vou ti falar não sei o que tu ainda pensa mas ti falo conheço muita gente que fez e não são outras pessoas. Incrivel o bem que faz! São outras pessoas nem sei como explicar.Eu tb quero fazer. Tb não sou gaúcha mas como vim parar aqui nesse sul com menos de três anos,digo ser gaucha de coração. Amo um chima!Bjs guria .

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem, tome a liberdade de copiar o seu desabafo, posso colocar no meu blog, já que eu estou escrevendo o dia a dia do meu irmão que fez a redução de estômago.
    Obrigada.
    Em relação a cirurgia, não adianta nada fazer senão continuar a dieta, pois reduz o estômago e não a sua ansiedade, que é a maior causa da obesidade e tenho colegas e foi a melhor coisa que fizeram na vida. Uma coisa é certa GORDO É GORDO E PONTO FINAL, vai sofrer preconceito sempre.

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...