quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Eu tenho ética sim, e você?



    Vamos lá, estava demorando essa minha mania de falar, opinar e desabafar, mas aconteceu assim:

Todos que acompanham o Face devem saber o estresse que ocorreu nesses últimos dias em função da Casa de Sahira oferecer um vale compras de R$ 100,00 em produtos na Casa de Sahira para todos os curtidores do trabalho da Keilla Colombo na participação do concurso de uma máquina de costura Singer (não sei o modelo) e 10 metros de Tecidos Fernando Maluhy, um mestre adorado por nossas amigas crafeteiras, esse concurso tinha como intuito premiar a artesã que tiver o trabalho mais curtido na pagina do Face da empresa que organizou.

    Até ai tudo bem certo?

    O que acontece?

    Hoje, temos uma dinâmica muito grande voltada a campanhas inúmeras no Face e dificilmente ela não envolva algo do tipo, curta isso, compartilhe aquilo, troque a capa da linha da vida e por ai vai ok?

    Até ai tudo bem.

    Quando a Cissa e eu vimos que a nossa querida Keilla estava participando com um trabalho lindo, que foi feito por ela e que a representou muito bem no concurso, a Cissa (que faz tudo que a Casa de Sahira tem na internet) foi na página e verificou as regras, e nelas constavam apenas que o trabalho deveria ser baseado no desenho cedido, independente da técnica usada pela artista, e deveria mostrar o nome do concurso e o nome da empresa que estava promovendo o mesmo. Mesmo que o sorteio fosse de uma empresa que não tem absolutamente nada haver com a nossa loja, a Keilla sendo nossa parceira na Casa de Sahira, resolvemos juntas sortear a todos nossos amigos onde estava rolando o concurso e curtisse o trabalho da Keilla, afinal gentileza gera gentileza, e convidar pessoas do meu circulo de amigos a conhecer o trabalho da Keilla votar nele e conhecer a Fan Page do concurso, traria a possibilidade de ganhar um presente, UM PRESENTE, não um valor em dinheiro, mas sim um vale compras no valor de R$ 100,00 em produtos na Casa de Sahira. Além de sermos acusadas erroneamente, a acusação foi feita com fundamentos precipitados.

    Eu mesma votei em vários trabalhos que achei lindos, e as pessoas que votaram na Keilla também. Antes de lançar essa promoção a Keilla já estava ganhando, alguma horas depois ela recebeu a informação que estava desclassificada por COMPRAR votos no Face. Segundo a informação passada na Fan Page do concurso e no Blog da mesma empresa, isso foi antiético, sem respeito. Ética, em minha opinião, é ser clara, verdadeira comigo e com o outro. É ter prazer de ter uma loja que leva o meu nome, mas é construída em várias mãos. É saber que cada trabalho na loja a virtual ou física, tem nome e sobrenome de quem o fez, valorizando SIM quem me apoia e acredita na Casa de Sahira. Também é saber dar um passo de cada vez, mas não passar por cima de ninguém, mesmo estando de alguma forma em "vantagem", ter uma sócia que incomoda quando estou errada e me atura quando estou surtada.

 
     Respeito? É admitir que não sou perfeita e pedir ajuda, reconhecer quando estou errada e pedir desculpas, ouvir o outro, entender nem sempre, mas respeitar. É o mínimo.
      Mas me conta, estamos nós errados em curtir alguma coisa (sei lá o que) no face e concorrer a algo? Um ingresso para o cinema, um batom, um carro ai sei lá...

      Estão comprando votos as empresas ou pessoas que fazem sorteios?

 

      Penso o seguinte:

      O que realmente é comprar um voto? No meu humilde ponto de vista funciona assim:

      Minha neta esta concorrendo a mais bela prenda na escolinha, e junto com a lancheira e os cadernos, chegam na mochila um bloquinho com 200 números por 0,50 centavos cada, e a menina que vender mais votos ganha! Isso é comprar votos. VOCÊ não compraria votos da minha neta?Imagina, ela é linda, tem 2 anos, e tem uma avó blogueira!!!!! Compraria, mas se a filha da sua vizinha, a irmãzinha da sua manicure e sobrinha do seu marido também estiverem concorrendo? Compraria também né? Isso mudaria a dinâmica de algo? A menina que vendeu mais votos ganharia e ponto.

      Mas se em vez de vender os votos, a escolinha colocasse uma foto da criança na net e a mais votada ganhasse o prêmio?

      Você iria votar na minha neta também, ela é linda (e eu modesta), mas olhando as fotos de vários babys lindos provavelmente votaria em todos né?  Só que eu resolvi fazer um sorteio, um VALE compras da minha loja, pra TODOS que dessem voto pra ela CONCORRAM a esse vale.

      Isso pra você é comprar o SEU voto?

     Talvez pra você seja, mas pra mim isso é uma dinâmica, algumas pessoas riram de mim quando eu disse que era uma brincadeira, mas foi sim, uma brincadeira que iria levar os MEUS amigos do Face, os leitores do BLOG DA Cissa, do Face da Margaret e da Keilla, todos eles que juntos passam de mais de 10 MIL pessoas até a Fan Page do concurso e votar no trabalho da Keilla. Ser comparado a políticos que compram votos no meu ponto de vista foi muito errado e feio.

     Se realmente fossemos assim estaríamos mostrando a cara?

     Me apresente um político que coloca no Face “vota em mim e concorra a um vale compras na loja tal...” Ó mas não vale votar no outro tá!?

     Isso não funciona assim gente, de forma alguma, esse tipo de coisa não tem preço, nesses 2 anos de blog fiz inúmeros sorteios, tanto por aqui, pelo Te dou          Sorte, no blog da Cissa, e quais eram as regras?

      Normalmente nome e email (afinal precisamos saber que tu é e como te localizar né?) mas elas estavam escritas no post, e nunca os alteramos no decorrer dos sorteios, e isso foi a primeira coisa vista no post do concurso, e infelizmente foi alterado mais de uma vez. Entendo que as pessoas podem ter achado injusto o sorteio, alguns indignados, mas vivemos em um país onde existe a democracia, e fazer isso não é nada democrático.

      NUNCA em momento algum, alguém responsável pelo concurso falou comigo diretamente, apenas respondeu no meu depoimento do face as suas justicativas, mas diretamente e antes de desclassificar a Keilla não fomos advertidas de nada, nem um recado falando óó isso é errado, ilegal, fora das regras, caso vocês não tirem esse sorteio a Keilla esta desclassificada. Inclusive as curtidas que ela recebeu durante esse breve período serão descontadas na final !!!

 
       Mas não foi assim que aconteceu, as regras foram incluídas após a divulgação do sorteio, e a Keilla desclassificada, mesmo tendo um trabalho lindo e sendo o mais votado.

JUSTO?

       Nem um pouco, mas talvez eu não seja tão boa em julgar como quem o fez.

      Aliás, uma curiosidade, esses dias na mesma Fã Page tinha um sorteio: Todos que CURTISSEM a Fã Page ganhariam um presente. Isso também é comprar votos?

      Eu ao menos não achei, achei que isso é o famoso ganha-ganha que a Fernanda Reali falou hoje AQUI, e sem dúvida tudo gira assim, sei que tudo foi muito desgastante para todos, pessoas que não falavam há tempos ficaram estarrecidas, outras que nunca vi na vida me xingaram, chamaram de coisas bem chatas, que sou corrupta e compro as pessoas, mas só as pessoas que se vendem podem ser compradas. Pessoas como a Keilla que, mesmo tendo nosso apoio, saiu do concurso mesmo tendo sido devolvida a ela a chance de voltar, pois afinal uma máquina de costura vale tudo isso?

      Respeito, na minha opinião, não é falar palavras padrões ou muito bem redigidas, respeito é pegar um telefone ou mesmo mandar um email e esclarecer qualquer coisa na hora, não deixar que minha cabeça tire conclusões sem saber o que ocorre de todas as formas, avaliar como o outro agiu, pensar que sei e x a t a m e n t e o que ele pensou quando tomou aquela decisão não serve. Tenho que ver o outro lado sempre, mas também avaliar a minha postura diante da situação e saber quando passei dos limites para julgar, pedir desculpas e expor a minha ideia de forma mais coerente e clara. Muito obrigada por tudo, esse é apenas um dos meus tantos desabafos.

 

Fernanda Sahira

 


21 comentários:

  1. Sahira, seu post claro, sobre o que é ser ética, infelizmente todas as pessoas não pensam como nós, e acabam por criar essas situações...infelizmente!!!


    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo contigo em tudo, neste post e em outros tantos que tu escreveste, gosto do teu ponto de vista sobre as coisas, mas CUSTAVA MUITO fazer parágrafos!!! Quase tive taquicardia lendo aqui!!! ahahah (vou levar o link e atualizar no meu post). Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. e eu que não sou blogueira, só bisbilhoteira do trabalho alheio?????
    fiquei chocada com a falta de ética da tal DONA do blog e fan page do face....
    achei tão apelativo o que ela fez...
    se fazendo em cima e uma "provável" falha de pessoas que não estavam concorrendo?
    é bem tipinho do povo da ponta de baixo do Brasil.
    se acham mais do que são...
    afffffffff....
    Bia Karasiak
    Florianópolis-SC

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Fernanda..
    A Keilla é uma pessoa admirável e na verdade não foi ela que perdeu nada...
    Ela é uma profissional maravilhosa..
    Adorei suas palavras...
    Beijokas
    Sheila

    ResponderExcluir
  5. Acompanhei essa história pelo face, eu só acho assim, a empresa organizadora do concurso deveria ter deixado bem explicito as regras. Se isso não foi feito foi um erro deles, se permitiram que ficasse uma brecha não podiam fazer tal eliminação.
    Tanta coisa por ai pra se julgar direito, tanta gente pra ser acusada com veracidade... é a vida.

    ResponderExcluir
  6. OI!!!
    Bravo...Bravíssimo
    É bem isso que eu penso.
    Que pena que a sra lá se perdeu na curva ou melhor 'bailou na curva'.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Concordo em tudo que vc disse e um pouco mais.
    Mas tenha certeza que quem saiu ganhando foi a Keilla e achei muito digna a atitude dela em sair do concurso.
    Eu fiquei foi passada com a dona do concurso.
    Bjusssssssss

    ResponderExcluir
  8. Ah miga tu é demais........cada dia te gosto mais e boto minha fé toda em ti e na sua ética.
    Voce é muito do bem!
    Post perfeito esse

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quais os estados que fazem parte da ponta de baixo do Brasil? Se SC não faz parte, só sobrará o RS. A ponta de baixo , a de cima e o meio, tudo é Brasil. Falhas de caráter não têm nada a ver com naturalidade. E achei essa história tão confusa. Sorry.

    ResponderExcluir
  10. Nossa...não sabia desse bafão não!
    Sabe o que poderíamos fazer? Boicotar essa fan page do concurso.
    Acho que foram precipitados em desclassificar a Keilla então não merecem nossa atenção.
    Ou então postar a foto do trabalho da Keilla na página da Casa de Sahira mesmo e chamar todo mundo para curtir lá, só de pirraça...
    Ela vai ter muito mais curtidas que no concurso.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê! Fiquei triste com essa história, acho que a Keilla, nem vocês mereciam isso. Foi muito legal ela ter saído, não valia mais a pena participar.
    Um lindo e abençoado fim de semana.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  12. olá, lendo agora com calma sobre o acontecido.. qdo votei nem sabia do tal vale .. a organizadora poderia ter advertido e não ter desclassificado a Keilla sem direito de defesa..mas passou , bola pra frente.. é chato mas temos q seguir .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  13. Menina, não tinha visto tudo isso... Vi a campanha de vcs e achei super a força q estavam dando... Eu já tinha curtido antes disso, por isso não vi mais depois. Pena td isso! Vai firme, querida!

    ResponderExcluir
  14. Eu achei um exagero a forma como a página organizadora tratou o fato, se fosse comigo eu ficaria horrorizada, um pouco mais de tato seria interessante...

    Mas regras são regras, ...

    Eu entendi as regras, quando informou sobre compra de votos, mas será que todas entenderam da mesma forma?

    Acho que o erro da keila, se é que ele existiu, foi provocado pela falta de clareza nas regras,...

    Keila, levanta a cabeça e siga em frente, esses concursos não pagam as nossas contas no final do mês, um abraço, Sabrina

    ResponderExcluir
  15. Às vezes acho melhor nem fazer essas promoções.Tem muito espírito de porco solto por aí

    ResponderExcluir
  16. Keilla,bola pra frente...levanta sacode a poeira e dá volta por cima...Bjs.
    http://delicinh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Estava meio sem saber dos acontecimentos e fui me informar pela net.

    Realmente foi extremamente deselegante o que fizeram com vocês.

    Nós vivemos num mundo do egoísmo, em que a maioria das pessoas(só as ruins) acham que ela podem tudo e o outro não pode nada.

    Elas acham que tudo que fazem é certo, e tudo o que o outro faz é errado, mesmo sendo a mesma coisa.

    Essas pessoas não podem sentir medo, ameaça, que o mundo desaba. Usam de qualquer artifício para tirar o outro da frente.

    O mais importante nesta vida é termos amigos e não puxa sacos, os amigos ficam, os puxa sacos ficam até durarem o estoque de interesses.

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Opinião é como gosto, cada um tem o seu, eu particularmente não concordo em se dar algo em troca de curtir sua página, pedir votos sim, campanha para ajudar claro vamos lá, mas não acho que seja justo com quem tem menos amigos, todos os trabalhos merecem parabéns pelo empenho e dedicação.
    Acredito que o erro foi no tratamento dado ao caso, no desrespeito e nas palavras mal colocadas da pessoa autora da promoção.
    **Bjs**

    ResponderExcluir
  19. É muito triste quando acontece essas coisas, o que mais magoa ´é a falta de respeito. Mas fica chateada não estas coisas passam, o importante e o que vocês são, a ética que possuem. Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  20. Muito chato o que aconteceu...não estava sabendo de nada pelo face, mas concordo contigo em tudo, e acho que poderíamos aceitar a sugestão da Sarah vasconcellos.
    Conheço o trabalho da Keilla, e sei que é uma pessoa super do bem.
    Fica em paz, vocês são pessoas sérias e corretas, e isso é o que importa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...