sábado, 29 de setembro de 2012

Dicas para o dia a dia !


          Adoro falar sobre as dicas de cozinha, tá certo que a grande maioria que dou aprendi com minha mãe, ou aprendi na web, mas o importante mesmo é passar adiante, fazendo assim uma "corrente" de informações que possam facilitar nossa vida.

 

         Aos poucos vou lembrando é lógico que muitas meninas já sabem, mas conversando no Face ou pessoalmente descubro coisas que pareciam tão simples e eu nem imaginava como fazer....

                 
                     Lembrando algumas coisas simples vou falar aqui pra vocês:

 

Toda vez que minha mãe fazia algo frito, como a casa era pequena ficava um cheiro insuportável por tudo, então ela colocava pra ferver casca de laranja com canela, e quando não tinha canela em pau, ela fritava na frigideira canela em pó, esse cheiro até hoje lembra minha infância... Aliás fritura era algo raro lá em casa....

 

Outra coisa que ela fazia e nunca vi em canto nenhum era colocar louro aquele que usamos no feijão, nos armários dizia que era pra evitar traças e baratas, por mais que a casa seja limpa, quem disse que dos nossos vizinhos são?Então evitar essas visitas é importante. Ela colocava uma folha de louro nas farinhas tipo trigo, milho, de rosca, dizia que tirava a umidade. Nunca fiz, mas vou fazer porque aqui compro farinha de kilo já que não uso muito acaba ficando úmida mesmo.

 

A farinha de rosca fui conhecer a pouco tempo, pois sempre que ela fazia bolinhos ou milanesa usava aveia, eu sempre achei que era assim...

Tinha um doce que era feito com Aveia, cacau, coco ralado e manteiga, vou tentar catar nas coisas dela, era uma diversão fazer e muito fácil, ficava uma delicia...

 

A casca do abacaxi também, ela lavava muito bem e depois fervia, ficava uma espécie de chá muito bom, fervia com uma folhinha de hortelã e depois deixava geladinho uma delicia. Quando ela fazia aquelas tortas com abacaxi usava essa calda como cobertura junto com os cremes, substituía a água ou leite no bolo.

Salsinha, cebolinha ou salsão, ela picava bem e misturava com um pouquinho de azeite deixando geladeira, durava um tempão, eu prefiro congelar.

Então, você tem alguma receita ou dica bacana?Vamos compartilhar?

Um beijão e obrigada pelo carinho sempre...

Fernanda Sahira

8 comentários:

  1. Muito legal suas dicas, no momento só consigo me lembrar que minha mãe costumava colocar arroz no saleiro para não empedrar o sal.Se lembrar outra te conto.
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  2. A canela em pó eu uso aqui em casa...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas. Algumas já faço. Mas sempre é bom aprender o jeitinho que outrs amigas fazem,né?
    Lindo domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É por isso que amo esse cantinho, a cada post aprendo mais.
    Fuço seu blog demais, amo suas dicas para facilitar o dia-a-dia na cozinha
    Obrigada por compartilhas conosco

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Dicas pra lá de preciosas, obrigada.
    Quando eu faço frituras (raro aqui pois moro em apartamento) depois torro um pouquinho de café, o cheiro sai e deixa um cheirinho de café bem gostoso. Com o abacaxi eu também uso assim.
    Bjos
    Lú Melo

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda! minha mãe nunca foi muito da cozinha, motivo pelo qul eu tbm não sou(eu acho) Tudo ou quase tudo q aprendi de cozinha, aprendi por ai, com vizinhas, amigas e lógico pela internet. Mas seguidamente tenho tbm estas recordações da infância, com outras coisas mas tão importantes quanto...mas deixo a minha dica:quando cortar alho nunca lave as mãos esfregando isso faz com q o cheiro fique nas mãos, coloque as mãos em água corrente q o cheiro do alho vai embora de vez.bjuss e ótoimo final de domingo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda gostei da dica.Me lembro de uma agora,depois de fazer uma fritura esquente a canela em pó em uma panela,esquentar bastante mas não queimar,o cheirinho vai superar o de óleo...fica um cheirinho bom na cozinha.Bjs. Trícia.
    http://delicinh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito legal as dicas, vou tentar usar está dica da fritura, pois como eu moro em apartamento ás vezes fica muito cheiro de comida em casa. Vou testar essas suas dicas.
    beijos

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...