quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Meu primeiro TRABALHO ...EMPREGO? ahh isso foi depois.


É  difícil falar desse assunto, já que hoje em dia o “sistema” e a falta de qualificação não dá tantos argumentos positivos, mas como é de praxe quem esta acostumado a ler meus posts vai entender, as vezes sou do contra...Puxa a cadeira que lá vem assunto.

Trabalho desde os 16 anos, comecei vendendo seguros, planos de saúde em grande parte.Lembro perfeitamente, o Real estava chegando em julho de 1994 fiz minha primeira venda, nem entendia muito bem como seria meu pagamento e nem se valeria a pena, mas tentei.O salário mínimo ainda era contando em URVS, quem lembra? E valia 66 URVS, depois de alguns dias de treinamento fui entregar panfletos na rua, meio sem noção por onde começar e parei pra tomar um suco em uma lancheria, em baixo do braço panfletos e 2 apólices de contratos que seriam meu tema de casa...Quando olho pro lado um senhor de terno, muito bem alinhado diz: mocinha você sabe onde posso fazer o plano de saúde xxx?Entreguei o panfleto pro homem quase tremendo de vergonha, nunca imaginei que alguém me perguntaria isso meia hora depois de sair do curso né?Larguei o panfleto e sai correndo na velocidade da luz, ele olha e diz, ahhh tá aqui o numero, muito obrigada eu ligo e peço pra falar com essa Fernanda?Putz...meu nome está no panfleto e esse cretino não desistiu!!!Eeeeuuuu sou a Fernanda moço L...Ahhhhh que bom querida quanto custa ?

Pronto quase morri, fui caminhando com o homem e pensei falo o preço e esse louco me dá uma desculpa, depois volto pra empresa devolvo o material e vou ser secretária ou balconista!!

Senhor Jonas(nome verídico), o valor pra sua idade é 71 URVS!Ótimo e para minha mãe? 240 URVS.

Pode fazer o que você precisa meu CPF?Sr Jonas vamos agendar um horário na sua casa ou no escritório estamos no meio da rua e fica difícil (gente eu era tosca e tinha 16 anos não me matem).Querida, preciso resolver isso logo, estou relutando e prometi a minha mãe que o faria, você caiu do céu (DE PARAQUEDAS PENSEI), se você não se importar pode preencher aqui no capô do meu carro?E fui pleno meio dia, tremendo que nem louca Sr Jonas assinou e me deu um cheque de 340 URVS pagando o plano dele, da mãe e as taxas. Na época era o melhor plano de saúde que tinha, com direito a atendimento domiciliar e mordomias que nem existem mais, eu joguei o valor mais caro justamente pra o ver desistir.

Dei tchau pro seu Jonas desejei boa viagem, ele contou que estava separando, ia relaxar na Europa e blablablabla....Voltei correndo para o escritório e chamei o gerente, ele havia liberado o pessoal do treinamento fazia 1 hora pra almoçar e estava sozinho na sala, me chamou e disse fale querida: Sr Claudio, eu vendi...Vendeu?? Parabéns!!Estamos dando uma presente de 10 urvs para os 3 primeiros vendedores da equipe nova...O que você vendeu? Larguei o contrato na mão dele e o cheque, ele olhou, digitou como se não houvesse amanhã, saiu, voltou, saiu e voltou. Ouvi-o falando com o Sr Jonas no telefone e até que enfim voltou pra mesa. Deu-me notas que juntas faziam 320 Reais, elas eram antigas e tinham um carimbo em negrito que mostravam a nova moeda que estava chegando, eu sem entender direito perguntei do que se tratava, é a sua comissão mocinha, e saiu da sala.

Quando minha cabeça entendeu que em uma hora eu havia ganhado o equivalente a quatro salários mínimos fiquei besta! E naquele  momento nascia a Fernanda vendedora.Isso aconteceu em Julho de 94, em novembro do mesmo ano fui a melhor vendedora da região sul e a 3º do Brasil , disputando com vendedores com 20 anos de empresa, lembro perfeitamente, que com 17 anos ganhava uma grana que deveria pagar imposto de renda, e minha mãe tinha que receber por mim.Era a única vendedora mulher no meio dos tops, e o mais engraçado, uma menina!

Adorava o que fazia, vendia com prazer, convencia as pessoas a real necessidade de ter um bom plano de saúde, e as empresas a fazer para seus funcionários, durante algum tempo respirava isso. Tinha na época duas filhas para sustentar e era muito irresponsável com grana, não guardava, comprava coisas de marcas caras, comia em lugares caros e minhas meninas tinha brinquedos idem.Se tivesse a cabeça que tenho hoje, sem dúvida não teria ralado muito no caminho...

Até 2001 vivi assim, como corretora de seguros, cruzava minhas pernocas com um tailleur bem alinhado e usava uma pasta de couro italiano, e outras vezes ia de ônibus até um bairro muito pobre de jeans e camiseta fazer o plano de saúde para uma criança adoentada. Conheci pessoas muito diferentes, famílias com e sem dinheiro, viciados, doentes, hipocondríacos e neuróticos, conheci avós muito fofas que me enchiam de chá e biscoito, Sai de um armazém com um saco cheio de moedas para pagar e outro cheio de queijo, salame e carambola!
Se tudo foi perfeito?De forma alguma, vivia louca, pois sabia que minha renda dependia exclusivamente do meu trabalho e do resultado, tinha colegas mulheres que tinham inveja de mim e viviam tentando sabotar o meu trabalho.E tinham os colegas meninos que adoravam me chamar de pirralha metida e não respeitavam nunca. Sempre tive preguiça de bater perna, e minha chefia sabia disso, como eu produzia bem tinha o direito de escolher a forma de trabalhar, um dia fui a São Paulo conhecer a matriz e fui apresentada ao srGolden Cross, e percebi que ele não saia do telefone.Enquanto os colegas estava maravilhados com a cidade passei os dois dias colada que nem carrapato no Sr Pedro, ele usava o telefone para ganhar tempo e dinheiro, usava argumentos inteligentes e mapeava as ruas de cada bairro, pagava um rapaz para entregar uma mala direta na rua tal, dois dias depois ele ligava para toda a rua perguntando se a pessoa havia recebido a mala, e assim seu Pedro criava uma carta de clientes e futuros clientes, sem sair da sua mesa.Lógico que a preguiçosa aqui aprendeu direitinho a lição, fiz isso uma vez na assembléia legislativa de Porto Alegre, e acreditem, não dei conta de tanto cliente.Mas vamos pensar com lógica, naquela época as pessoas não tinha pânico de atender o telefone achando que era mais um televendas oferecendo um produto ou serviço, aliás ter um telefone já era difícil, e quando alguem de uma empresa ligava quase sempre era bem tratado.A crise, o mercado fez com que a empresa que eu trabalhava deixasse de ser exclusiva da Golden Cross, e de um dia para outro eu deveria vender o plano que o cliente opta-se, e foi terrível, eu havia vestido a camisa da Golden e de uma hora para outra oferecer outro produto estava fora do meu alcance.
Minha produção começou a cair, como eu já tinha uma carta muito grande de clientes e suas indicações, não imaginava ligar pra eles e dizer vamos trocar de plano?
Meu chefe percebeu isso e me indicou para um outro cliente que estava iniciando no ramo de planos de saúde, o na época Banco Bamerindus.De cara recebi uma carta gigante de clientes e funcionários do banco, e gerentes loucos para cumprir suas metas e fazer as famosas vendas casadas.Atendia uma agencia pequena e em 3 meses assumi a agencia do centro de Porto Alegre e depois a Agencia Roque Calage, considerada grande porte.No banco tinha salário e direitos de bancária e minha vida começou a ficar mais tranquila...
Aprendi a lidar com clientes de grande porte e empresas que investiam muito no banco, meu trabalho era muito delicado, pois quando lidamos com o dinheiro dos outros somos pressionados o tempo todo...Mas aprendi muito ...Até que, entrou o Grupo HSBC e mudou tudo de novo.Fui demitida assim como todos os meus colegas, recebi a proposta de ser contratada novamente, mas ganhando um salário fixo apenas.Não aceitei, entrei em luto.
Mas a mesma coragem que não tive quando o sr Jonas me obrigou a vender pra ele no capô do carro agora fazia parte de mim, se com 16 anos eu entendi que minha vida dependia de mim, não seria agora que eu ia parar, então decidi, vou trabalhar e ganhar dinheiro.
Vocês conhecem ou já ouviram falar da Zero Hora?É um famoso jornal aqui do Sul, faz parte do grupo RBS e em 2002 era muito difícil trabalhar lá, muito mais sem experiência, mas lembram do sr Jonas? Sabem como eu sei?Quando estava preenchendo o contrato do homem vi pelo vidro do carro um crachá de funcionário.
Ai pensei, preciso trabalhar nesse lugar, mas como?Na época pra mim internet e agencia de empregos eram uma ave rara...Mas ´vocês não tem noção do que eu fiz....
Se esse post deixou você com vontade de ler mais, me avise aqui, pretendo falar sobre tudo, desde trabalhos domésticos e multi nacionais e o que mais aparecer, o que eu não souber me proponho a pesquisar e conversar com quem conheço.Tenho amigos com agencia de empregos, diretores de Rh de grandes e pequenas empresas, nem sempre usamos isso no trabalho,serve também para o dia a dia. E então topa?
Deixa um comentário aqui com sua opinião suas dicas que juntos vamos montar um cronograma para fazer uma vez por semana...Agora se você achar que não cola, diz também, vou adorar saber a opinião de vocês, assim como dicas e experiências.
Se não quiser deixar comentário deixa um email no sahirasantos@gmail,com

Ps, resolvi fazer uns posts sobre esse assunto, tenho algumas experiências bem bacanas para dividir com vocês topam?Talvez achem o post chato, não se preocupem, estou pensando em fazer um dia da semana para falarmos sobre o mercado de trabalho de uma forma bem descontraída, adoro isso, e mesmo o que eu não sei conheço pessoas em diversas áreas de trabalho


Gente deixem eu contar....usei vestido..aliás essa semana experimentei vestidos, um mais lindo que eo outro precisam ver o que comprei pra ir num casamento de um amigo querido...
Olhem esse meu meio riponga...

Beijos meus fofuxos

Fernanda Sahira

18 comentários:

  1. OI!!!

    Amei!!! Se tu soubesse como eu gosto de saber destas histórias que as pessoas passam e mostram o como elas estão hoje. Por mim deve continuar e nem te preocupa se ficar longa. Tô aqui querendo saber se tu foi ou não falar com Sr Jonas....rsrsrs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, sempre leio e não comento, mas hoje estou aqui pedindo para você continuar sim.

    É muito bom ler o que você escreve, e, às vezes tem pessoas que estão passando pela mesma situação, e dá uma força incrível sabermos que não estamos só.

    Parabéns por tua força e capacidade.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!!

    Adorei sua história!! Fiquei curiosa para saber mais...vou adorar passar toda a semana e ouvir suas histórias.

    Uma ótima semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fernanda quando é a continuação da historia, fiquei curioso pra saber, mas presumo que seja algo simples, porém não tão fácil de ser executado, e vai ser ótimo poder ler suas experiências, sempre se aprende alguma coisa e conhecimento nunca ocupa espaço, abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adorei e fiquei tri curiosa.
    Bjocas
    Lú Melo

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post....fiquei até sem respirar lendo tudo cada palavra pode contar mais que vou adorar vir ler....

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post....fiquei até sem respirar lendo tudo cada palavra pode contar mais que vou adorar vir ler....

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  8. Oie...

    To curiosa pra saber o final desta linda trajetória...

    Continua logo vai!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Primeiro adorei o "riponga" ficou lindo!
    Sabe de uma coisa? Também fui um pouco assim como você, ficava com vergonha mas ia assim mesmo. Comecei a trabalhar aos 16 e fui galgando terreno e cheguei numa posição que esperava. Mas isso é passado, pois já sou aposentada rsrs
    Mas adorei sua iniciativa, muita gente vai em frente lendo sua postagem, vão ver que existem pessoas iguais a elas e que foram à luta e conseguiram.
    Eu fiz um pouco disso, mas sem blog, sem internet, arranjei bons empregos para muita gente .......
    Parabéns para você! Ajudar é preciso e nos faz muito bem.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  10. Continua! Fiquei tão curiosa,pode escrever que vou ler todos. Ficou lindona de vestido, use sempre.Beijo enorme Andrea.

    ResponderExcluir
  11. Fernanda, que relato bom!
    Engraçado que lendo me pareceu ouvir você falar, rápido, com sotaque rsrsrs
    Quem imaginaria que você tivesse tanto pra contar, né?
    Conta mais?
    bjsssss

    ResponderExcluir
  12. adorei,nunca comento e sempre leio estou anciosa para ler mais!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda,
    quanta garra hein?!,adorei saber um pouco da sua história e tô curiosa pra saber mais.
    Mil bjus.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernanda!
    Gostei muito desse post, e me ajudou muito.
    Após um acidente de trabalho, fiquei impossibilitada de exercer a mesma função, como faço artesanatos desde criança comecei a fazer para vendê-los, nunca trabalhei com vendas, é algo novo para mim, mas amo fazer trabalhos manuais, e agora posso produzir no meular.
    A sua força de vontade para vencer e superação me deram muito ânimo,obrigada por compartilhar conosco!
    Bjss

    ResponderExcluir
  15. pô Fernanda, que sacanagem...
    Começa a contar uma história tão empolgante aí para no meio do caminho. É claro que eu quero saber a continuação da história.

    Vou indicar este post pro meu marido, ele trabalha com RH e acho que ele também vai gostar da história.

    Tô curiosa pra saber da história e o que mais você pretende contar aqui.

    Beijos!

    p.s. ah, tá muito gata de vestido ;)

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei de ter lido, gosto de ler experiëncias das pessoas.
    Nunca trabalhei em outro ramo a não ser na area de educação... tenho e morro de vontade de ser vendedora e ter meu negocio também, acho que eu não morro antes de fazer isso ( ter essa experiëncia)

    ah, seu vestidinho de riponga eu tenho também, aqui fabricam muitos deles no mercado de arte. eu gosto.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Adoro ler esses testemunhos pessoais seus. Não por curiosidade, mas por saber da humanidade das outras pessoas. Eu também comecei a trabalhar cedo, emprego tive poucos, carteira assinada somente duas vezes e por menos de um ano, mas ganho meu dinheirinho desde os treze anos e hoje com 34 anos tenho meu espaço próprio onde trabalho com estética, depilação, maquiagem e faço meu horário também.
    Duas coisas eu acho que não aprendi, uma é manter os contatos, sou péssima nisso. Até clientes que ficam algum tempo sem vir eu não consigo entrar em contato dando um alô para voltar e outra coisa que não aprendi "ainda" é administrar corretamente minhas finanças. Não passo aperto mas misturo tudo e sei que não é certo.
    Acho que com seus relatos irei aprender muito...
    Beijos e muito sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu estou aqui louca para saber mais sobre sua historia. Pode falar a vontade, sem contar que sempre aprendemos um pouquinho com esse tipo de relato. Bjs

    ResponderExcluir

Oba vai deixar um comentário? Obrigada!!!

Quer conhecer uma loja fofa e cheia de novidades?
www.casadesahira.com.br:
sahirasantos@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...