sábado, 29 de setembro de 2012

Dicas para o dia a dia !


          Adoro falar sobre as dicas de cozinha, tá certo que a grande maioria que dou aprendi com minha mãe, ou aprendi na web, mas o importante mesmo é passar adiante, fazendo assim uma "corrente" de informações que possam facilitar nossa vida.

 

         Aos poucos vou lembrando é lógico que muitas meninas já sabem, mas conversando no Face ou pessoalmente descubro coisas que pareciam tão simples e eu nem imaginava como fazer....

                 
                     Lembrando algumas coisas simples vou falar aqui pra vocês:

 

Toda vez que minha mãe fazia algo frito, como a casa era pequena ficava um cheiro insuportável por tudo, então ela colocava pra ferver casca de laranja com canela, e quando não tinha canela em pau, ela fritava na frigideira canela em pó, esse cheiro até hoje lembra minha infância... Aliás fritura era algo raro lá em casa....

 

Outra coisa que ela fazia e nunca vi em canto nenhum era colocar louro aquele que usamos no feijão, nos armários dizia que era pra evitar traças e baratas, por mais que a casa seja limpa, quem disse que dos nossos vizinhos são?Então evitar essas visitas é importante. Ela colocava uma folha de louro nas farinhas tipo trigo, milho, de rosca, dizia que tirava a umidade. Nunca fiz, mas vou fazer porque aqui compro farinha de kilo já que não uso muito acaba ficando úmida mesmo.

 

A farinha de rosca fui conhecer a pouco tempo, pois sempre que ela fazia bolinhos ou milanesa usava aveia, eu sempre achei que era assim...

Tinha um doce que era feito com Aveia, cacau, coco ralado e manteiga, vou tentar catar nas coisas dela, era uma diversão fazer e muito fácil, ficava uma delicia...

 

A casca do abacaxi também, ela lavava muito bem e depois fervia, ficava uma espécie de chá muito bom, fervia com uma folhinha de hortelã e depois deixava geladinho uma delicia. Quando ela fazia aquelas tortas com abacaxi usava essa calda como cobertura junto com os cremes, substituía a água ou leite no bolo.

Salsinha, cebolinha ou salsão, ela picava bem e misturava com um pouquinho de azeite deixando geladeira, durava um tempão, eu prefiro congelar.

Então, você tem alguma receita ou dica bacana?Vamos compartilhar?

Um beijão e obrigada pelo carinho sempre...

Fernanda Sahira

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Eu tenho ética sim, e você?



    Vamos lá, estava demorando essa minha mania de falar, opinar e desabafar, mas aconteceu assim:

Todos que acompanham o Face devem saber o estresse que ocorreu nesses últimos dias em função da Casa de Sahira oferecer um vale compras de R$ 100,00 em produtos na Casa de Sahira para todos os curtidores do trabalho da Keilla Colombo na participação do concurso de uma máquina de costura Singer (não sei o modelo) e 10 metros de Tecidos Fernando Maluhy, um mestre adorado por nossas amigas crafeteiras, esse concurso tinha como intuito premiar a artesã que tiver o trabalho mais curtido na pagina do Face da empresa que organizou.

    Até ai tudo bem certo?

    O que acontece?

    Hoje, temos uma dinâmica muito grande voltada a campanhas inúmeras no Face e dificilmente ela não envolva algo do tipo, curta isso, compartilhe aquilo, troque a capa da linha da vida e por ai vai ok?

    Até ai tudo bem.

    Quando a Cissa e eu vimos que a nossa querida Keilla estava participando com um trabalho lindo, que foi feito por ela e que a representou muito bem no concurso, a Cissa (que faz tudo que a Casa de Sahira tem na internet) foi na página e verificou as regras, e nelas constavam apenas que o trabalho deveria ser baseado no desenho cedido, independente da técnica usada pela artista, e deveria mostrar o nome do concurso e o nome da empresa que estava promovendo o mesmo. Mesmo que o sorteio fosse de uma empresa que não tem absolutamente nada haver com a nossa loja, a Keilla sendo nossa parceira na Casa de Sahira, resolvemos juntas sortear a todos nossos amigos onde estava rolando o concurso e curtisse o trabalho da Keilla, afinal gentileza gera gentileza, e convidar pessoas do meu circulo de amigos a conhecer o trabalho da Keilla votar nele e conhecer a Fan Page do concurso, traria a possibilidade de ganhar um presente, UM PRESENTE, não um valor em dinheiro, mas sim um vale compras no valor de R$ 100,00 em produtos na Casa de Sahira. Além de sermos acusadas erroneamente, a acusação foi feita com fundamentos precipitados.

    Eu mesma votei em vários trabalhos que achei lindos, e as pessoas que votaram na Keilla também. Antes de lançar essa promoção a Keilla já estava ganhando, alguma horas depois ela recebeu a informação que estava desclassificada por COMPRAR votos no Face. Segundo a informação passada na Fan Page do concurso e no Blog da mesma empresa, isso foi antiético, sem respeito. Ética, em minha opinião, é ser clara, verdadeira comigo e com o outro. É ter prazer de ter uma loja que leva o meu nome, mas é construída em várias mãos. É saber que cada trabalho na loja a virtual ou física, tem nome e sobrenome de quem o fez, valorizando SIM quem me apoia e acredita na Casa de Sahira. Também é saber dar um passo de cada vez, mas não passar por cima de ninguém, mesmo estando de alguma forma em "vantagem", ter uma sócia que incomoda quando estou errada e me atura quando estou surtada.

 
     Respeito? É admitir que não sou perfeita e pedir ajuda, reconhecer quando estou errada e pedir desculpas, ouvir o outro, entender nem sempre, mas respeitar. É o mínimo.
      Mas me conta, estamos nós errados em curtir alguma coisa (sei lá o que) no face e concorrer a algo? Um ingresso para o cinema, um batom, um carro ai sei lá...

      Estão comprando votos as empresas ou pessoas que fazem sorteios?

 

      Penso o seguinte:

      O que realmente é comprar um voto? No meu humilde ponto de vista funciona assim:

      Minha neta esta concorrendo a mais bela prenda na escolinha, e junto com a lancheira e os cadernos, chegam na mochila um bloquinho com 200 números por 0,50 centavos cada, e a menina que vender mais votos ganha! Isso é comprar votos. VOCÊ não compraria votos da minha neta?Imagina, ela é linda, tem 2 anos, e tem uma avó blogueira!!!!! Compraria, mas se a filha da sua vizinha, a irmãzinha da sua manicure e sobrinha do seu marido também estiverem concorrendo? Compraria também né? Isso mudaria a dinâmica de algo? A menina que vendeu mais votos ganharia e ponto.

      Mas se em vez de vender os votos, a escolinha colocasse uma foto da criança na net e a mais votada ganhasse o prêmio?

      Você iria votar na minha neta também, ela é linda (e eu modesta), mas olhando as fotos de vários babys lindos provavelmente votaria em todos né?  Só que eu resolvi fazer um sorteio, um VALE compras da minha loja, pra TODOS que dessem voto pra ela CONCORRAM a esse vale.

      Isso pra você é comprar o SEU voto?

     Talvez pra você seja, mas pra mim isso é uma dinâmica, algumas pessoas riram de mim quando eu disse que era uma brincadeira, mas foi sim, uma brincadeira que iria levar os MEUS amigos do Face, os leitores do BLOG DA Cissa, do Face da Margaret e da Keilla, todos eles que juntos passam de mais de 10 MIL pessoas até a Fan Page do concurso e votar no trabalho da Keilla. Ser comparado a políticos que compram votos no meu ponto de vista foi muito errado e feio.

     Se realmente fossemos assim estaríamos mostrando a cara?

     Me apresente um político que coloca no Face “vota em mim e concorra a um vale compras na loja tal...” Ó mas não vale votar no outro tá!?

     Isso não funciona assim gente, de forma alguma, esse tipo de coisa não tem preço, nesses 2 anos de blog fiz inúmeros sorteios, tanto por aqui, pelo Te dou          Sorte, no blog da Cissa, e quais eram as regras?

      Normalmente nome e email (afinal precisamos saber que tu é e como te localizar né?) mas elas estavam escritas no post, e nunca os alteramos no decorrer dos sorteios, e isso foi a primeira coisa vista no post do concurso, e infelizmente foi alterado mais de uma vez. Entendo que as pessoas podem ter achado injusto o sorteio, alguns indignados, mas vivemos em um país onde existe a democracia, e fazer isso não é nada democrático.

      NUNCA em momento algum, alguém responsável pelo concurso falou comigo diretamente, apenas respondeu no meu depoimento do face as suas justicativas, mas diretamente e antes de desclassificar a Keilla não fomos advertidas de nada, nem um recado falando óó isso é errado, ilegal, fora das regras, caso vocês não tirem esse sorteio a Keilla esta desclassificada. Inclusive as curtidas que ela recebeu durante esse breve período serão descontadas na final !!!

 
       Mas não foi assim que aconteceu, as regras foram incluídas após a divulgação do sorteio, e a Keilla desclassificada, mesmo tendo um trabalho lindo e sendo o mais votado.

JUSTO?

       Nem um pouco, mas talvez eu não seja tão boa em julgar como quem o fez.

      Aliás, uma curiosidade, esses dias na mesma Fã Page tinha um sorteio: Todos que CURTISSEM a Fã Page ganhariam um presente. Isso também é comprar votos?

      Eu ao menos não achei, achei que isso é o famoso ganha-ganha que a Fernanda Reali falou hoje AQUI, e sem dúvida tudo gira assim, sei que tudo foi muito desgastante para todos, pessoas que não falavam há tempos ficaram estarrecidas, outras que nunca vi na vida me xingaram, chamaram de coisas bem chatas, que sou corrupta e compro as pessoas, mas só as pessoas que se vendem podem ser compradas. Pessoas como a Keilla que, mesmo tendo nosso apoio, saiu do concurso mesmo tendo sido devolvida a ela a chance de voltar, pois afinal uma máquina de costura vale tudo isso?

      Respeito, na minha opinião, não é falar palavras padrões ou muito bem redigidas, respeito é pegar um telefone ou mesmo mandar um email e esclarecer qualquer coisa na hora, não deixar que minha cabeça tire conclusões sem saber o que ocorre de todas as formas, avaliar como o outro agiu, pensar que sei e x a t a m e n t e o que ele pensou quando tomou aquela decisão não serve. Tenho que ver o outro lado sempre, mas também avaliar a minha postura diante da situação e saber quando passei dos limites para julgar, pedir desculpas e expor a minha ideia de forma mais coerente e clara. Muito obrigada por tudo, esse é apenas um dos meus tantos desabafos.

 

Fernanda Sahira

 


sábado, 15 de setembro de 2012

Esmalte e economia doméstica

  Economia doméstica, isso é sem dúvida algo que aprendi na marra, sei que tenho muito mais a aprender, isso é constante.

  Vejo a economia doméstica de várias formas, tendo em vista que minha vida é uma constante busca pela organização do lar da forma mais fácil e prática.
 
  Procuro achar sempre dicas e produtos que facilitem minha vida, não tenho empregada há mais de um ano, aliás tive empregada por apenas dois anos, tenho uma diarista uma vez por semana, mas isso também não foi sempre, por muito tempo fiz tudo sozinha....A Gaby ajudava e a Laura também, mesmo que muito menos por causa da escola que exige muito dela...
  Uma das minhas maiores torturas é limpar a parede da cozinha, banheiro e box, juro que prefiro lavar um tanque de roupa do que limpar um box, aliás dois aqui em casa, gordura da pele e do sabonete e xampu deixam o box terrível não acham?
 
   Pois então, um dia estava limpando o grill com o limpa forno que sempre usei pra isso, e fui lendo onde poderia usar, e quando olhei o grill vi que aquela gordura tinha soltado tudo e limpei tudo em segundos, na hora levei pro banheiro e fiz o teste, passei em toda parede e no box, esperei alguns minutos e depois passei um pano e tirei toda gordura e ficou perfeito .

  O produto que uso é esse aqui, custa em torno de R$ 10,00, não super barato, mas pra mim vale o investimento.


O esmalte que escolhi é o I ching do Avon, adorei a marca pois dura a semana toda o que pra mim também é uma economia!!

Na cozinha normalmente é onde mais faço pesquisa, já que aqui comem 5 pessoas e 2 cães, agora 6 peixes, ou seja grana em comida pra caramba né?

 Sempre sofri com desperdício de comida, até aprender realmente como faz diferença simples detalhes.
      Lembram do post das bananas?Ele foi um dos posts que achei que seria sem graça e não é que fez sucesso?
veja AQUI


Uma coisa que faço sempre é lavar toda salada seja alface, rúcula ou o que for de folhas de uma vez só, depois de "secar" naquelas centrifugas de salada(um item que vale a pena ter em casa), coloco em um pote hermético e coloco uma folha de papel toalha, ele evita que a umidade da geladeira e a agua que acumula estrague as folhas pois vai absorvendo tudo, as vezes troco o papel, mas quase nunca precisa.

Um dor de cabeça constante era a conta de energia elétrica, cada dia mais alta, mas esse ano resolvi dar um basta de verdade, e tomando simples atitudes reduzi a conta altíssima quase pela metade, e pra mim foi quase como uma dieta...Sim a cada mês que a conta baixava era um incentivo a mais.
O que eu fiz?
Tenho uma máquina daquelas que lava e seca a roupa, uma grande aliada nos tempos de muita chuva, pois imaginem lavar roupa, uniforme e muita roupa de cama mesa e banho no inverno?
Mas resolvi o seguinte:
Coloquei varal daqueles retrateis na área de serviço, e só uso a opção secar da máquina quando realmente não tenho como secar no sol.
Comprei por R$ 200,00 um tanquinho de roupas e nele lavo os panos de prato, de chão e limpeza, itens que tenho que lavar quase todos os dias.
Comprei nos pontos do cartão de crédito essa vassoura elétrica que não tem fio, além de ser muito prática não preciso usar o aspirador sempre que precisar limpar os tapetes aqui de casa, e alem disso a parte do aspirador sai e posso passar no sofá, cortinas e cantinhos, o que economiza tempo e produtos específicos.

Coloquei ventilador de teto em quase todos os cômodos da casa, evitando o uso diário do ar condicionado, hábito que era comum aqui em casa.
A máquina de lavar louça uso aos finais de semana, durante a semana evito ao máximo.
Instalei uma luz no corredor que fica entre os quartos das crianças, com a luz dele ligada a noite eles tem uma leve iluminação, já que a porta do quarto deles tem vidros.
Olhem a diferença em apenas 3 meses



Adoro livros, aliás amo mesmo, mas antes gastava uma grana preta em livrarias, hoje por mais que queira ler um livro espero a época do seu lançamento passar na maioria das vezes ele entra em promoção , os que tem triologia por exemplo quando está para ser lançado a continuação o livro anterior baixa muito.Também procuro livrarias que somem pontos em cada compra.Sempre que posso vou a sebos, e tento comprar os clássicos nela, a economia é muito boa também.

Outra coisa que faço sempre é comprar roupas somente em liquidação e realmente vale a pena, antes liquidação era quando eu entrava na loja e via que tinha uma, hoje pesquiso as datas de liquidações e compro só quando tem.A roupa das crianças é onde sigo essa regra com mais força, pois cansei de ver roupas que nem havia pago ainda deixarem de ser usadas.
Um exemplo:
O casaco de inverno AZUL comprei há dois anos bem no frio aqui do sul, paguei quase R$ 200,00, pois achei que valia o investimento por ser grosso e impermeável, realmente ele é muito quente, tão quente que com os invernos que temos ultimamente  aqui eles usaram pouquíssimas vezes e já estão deixando de servir.
Já o vermelho comprei essa semana na liquidação da Marisa e paguei R$ 19,90, ou seja 10% do valor do outro, ele é um pouco mais fino que o outro, mas muito bonito e quente, lógico comprei ele uns 2 números a mais que o das crianças.Está guardado para o ano que vem.




Existem algumas coisas que aprendi também e que com o tempo vou trocando com vocês.
Quer ver onde tem dicas muito boas de economia doméstica?No blog da musa Fernanda Reali, lá tem a blogagem coletiva de esmaltes que ela faz toda semana com as meninas mais vaidosas que conheço.
Corram  AQUI  e conheçam as meninas


Outra dica de economia?Não cozinhe mal humorada e nem com muita fome, acabamos fazendo as coisas sem vontade ou com muita, sem vontade podemos errar e estragar alimentos, e com muita vontade podemos cozinhar demais e colocar comida fora!!
Procure saber sempre os dias que tem promoção em supermercados e compre as frutas da estação.

Uma coisa que tenho aprendido também é economizar com cosméticos, vamos fazer uma BC sobre esse assunto meninas?

Um beijão a todos que passeiam por aqui, e vamos economizar mágoas, culpas e mal humor?Assim sobra mais tempo para cuidar de nós mesmos e de quem amamos.





PS;
Posso fazer uma propaganda básica? A dona Cissa fez uma promoção na Casa de Sahira, tem produtos de R$ 4,99 espia AQUI



Até breve

Fernanda Sahira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...